Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do País
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6056 |
Resumo: | O conhecimento científico enfatiza a importância e as consequências da parentalidade. Com base nesta premissa, as políticas europeias dirigiram o foco na prevenção do mau trato infantil e conferem uma grande ênfase na evidência como um princípio subjacente para a inclusão de boas práticas, apontando para a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção eficazes e empiricamente validadas. Este projeto de mestrado tem como propósito analisar competências parentais conscientes num grupo de pais, com a implementação e avaliação do programa Adults and Childrens Together – Raising Safe Kids. Pretende ainda, comparar competências parentais conscientes com stress parental e analisar a evolução das autoperceções dos pais sobre os estilos parentais e evolução das competências mindfulness antes e depois da frequência do programa ACT-RSK. Adotou-se uma metodologia quantitativa, de investigação-ação, cujo desenho se norteou pela aplicação de pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK. A amostra do presente estudo foi obtida da comunidade sem risco identificado, apontando assim o caráter universal de intervenção do Programa ACT-RSK. Verificam-se resultados positivos em todas as dimensões do programa após a intervenção e referem-se algumas diferenças estatisticamente significativas. No que respeita à relação entre competências parentais conscientes avaliadas e stress parental destaca-se uma associação negativa forte no momento de pré- teste, porém, esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Encontramos uma relação proporcional forte entre as competências parentais conscientes avaliadas e as competências de mindfulness no contexto parental, no momento do pré-teste, porém esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Não obstante, os resultados deste estudo apontam para o impacto positivo na melhoria das competências parentais, diminuição de stress parental e aumento da parentalidade mindfulness, após a participação no programa ACT-RSK |
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Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do PaísPrograma de Formação Parental Baseado em Evidência ACT-RSKStress parentalParentalidade mindfulnessParentingParental stressMindfulness parentingEvidence-Based Parental Training Program ACT-O conhecimento científico enfatiza a importância e as consequências da parentalidade. Com base nesta premissa, as políticas europeias dirigiram o foco na prevenção do mau trato infantil e conferem uma grande ênfase na evidência como um princípio subjacente para a inclusão de boas práticas, apontando para a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção eficazes e empiricamente validadas. Este projeto de mestrado tem como propósito analisar competências parentais conscientes num grupo de pais, com a implementação e avaliação do programa Adults and Childrens Together – Raising Safe Kids. Pretende ainda, comparar competências parentais conscientes com stress parental e analisar a evolução das autoperceções dos pais sobre os estilos parentais e evolução das competências mindfulness antes e depois da frequência do programa ACT-RSK. Adotou-se uma metodologia quantitativa, de investigação-ação, cujo desenho se norteou pela aplicação de pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK. A amostra do presente estudo foi obtida da comunidade sem risco identificado, apontando assim o caráter universal de intervenção do Programa ACT-RSK. Verificam-se resultados positivos em todas as dimensões do programa após a intervenção e referem-se algumas diferenças estatisticamente significativas. No que respeita à relação entre competências parentais conscientes avaliadas e stress parental destaca-se uma associação negativa forte no momento de pré- teste, porém, esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Encontramos uma relação proporcional forte entre as competências parentais conscientes avaliadas e as competências de mindfulness no contexto parental, no momento do pré-teste, porém esta relação não se verificou após a implementação do programa ACT-RSK. Não obstante, os resultados deste estudo apontam para o impacto positivo na melhoria das competências parentais, diminuição de stress parental e aumento da parentalidade mindfulness, após a participação no programa ACT-RSKScientific knowledge emphasizes the importance and consequences of parenting. Based on this premise, European policies have focused on preventing child maltreatment and place a strong emphasis on evidence as an underlying principle for the inclusion of good practice, pointing to the need to develop effective and empirically validated intervention strategies. This master's project aims to analyze conscious parenting skills in a group of parents, with the implementation and evaluation of the program Adults and Childrens Together - Raising Safe Kids. It also aims to compare conscious parental skills with parental stress and to analyze the evolution of parental self-perceptions about parental styles and evolution of mindfulness skills before and after the frequency of the ACT-RSK program. It was adopted a quantitative methodology, research-action, whose design was guided by the application of pre and post-test, with reference to the implementation of the ACT-RSK program. The sample of the present study was obtained from the community with no identified risk, thus indicating the universal character of intervention of the ACT-RSK Program. There are positive results in all dimensions of the program after the intervention and there are some statistically significant differences. Regarding the relationship between conscious parental competences assessed and parental stress, a strong negative association was observed at the pre-test, but this relationship did not occur after the implementation of the ACT-RSK program. We found a strong proportional relationship between the conscious parental competences assessed and the mindfulness competencies in the parental context at the time of the pre-test, but this relationship did not occur after the implementation of the ACT-RSK program. However, the results of this study point to the positive impact on improving parental skills, decreased parental stress and increased parenthood, after participating in the ACT-RSK program.Martins, EmíliaMagalhães, CátiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Ana Isabel Pratas Martins dos2019-12-18T12:15:56Z2019-02-272019-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6056TID:202345793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:02.908060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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