O saber da crença religiosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1469 |
Resumo: | No discurso da crença religiosa, como o de qualquer outra crença, sempre o problema se centrou na questão essencial do seu conteúdo estabelecer uma relação problemática com a verdade. Abordando as várias teorias clássicas sobre a crença, e reafirmando o seu conteúdo como um objecto pertinente e urgente dentro dos estudos antropológicos, procuramos utilizar e propôr novos caminhos de acesso ao “saber” presente no discurso da crença. Através da psicologia cognitiva, da linguística, nomeadamente a denominada linguagem ordinária, procuraremos abrir possibilidades de investigação no campo da crença religiosa, como forma de chegarmos ao conhecimento – “ao saber” – da visão do mundo de uma sociedade e de como ela expressa a sua “interpretação/acção” nesse mesmo mundo. In the discourse of religious belief, like that of any other belief, the question has always been centred on the fundamental issue that beliefs´ contents establish a problematic relationship with the truth. Considering several classical theories on belief, and restating their contacts as a currently pertinent object in anthropological studies, the author presents new forms of accessing the knowledge that is part of the belief discourse. Through Cognitive Psychology and Linguistics, the author proposes new research approaches in the field of religious belief, as a way of reaching this knowledge, the world view of a society and how that society expresses its interpretation in that very same world. |
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O saber da crença religiosaNo discurso da crença religiosa, como o de qualquer outra crença, sempre o problema se centrou na questão essencial do seu conteúdo estabelecer uma relação problemática com a verdade. Abordando as várias teorias clássicas sobre a crença, e reafirmando o seu conteúdo como um objecto pertinente e urgente dentro dos estudos antropológicos, procuramos utilizar e propôr novos caminhos de acesso ao “saber” presente no discurso da crença. Através da psicologia cognitiva, da linguística, nomeadamente a denominada linguagem ordinária, procuraremos abrir possibilidades de investigação no campo da crença religiosa, como forma de chegarmos ao conhecimento – “ao saber” – da visão do mundo de uma sociedade e de como ela expressa a sua “interpretação/acção” nesse mesmo mundo. In the discourse of religious belief, like that of any other belief, the question has always been centred on the fundamental issue that beliefs´ contents establish a problematic relationship with the truth. Considering several classical theories on belief, and restating their contacts as a currently pertinent object in anthropological studies, the author presents new forms of accessing the knowledge that is part of the belief discourse. Through Cognitive Psychology and Linguistics, the author proposes new research approaches in the field of religious belief, as a way of reaching this knowledge, the world view of a society and how that society expresses its interpretation in that very same world.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCampelo, Álvaro2010-07-06T11:05:55Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1469porAntropológicas. Porto. ISSN 0873-819X. 1 (1997) 28-42.0873-819Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:45Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:31.367907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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