A relação do Estado com o sénior via eletrónica em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28228 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória voltada na análise da relação do Estado português com os seniores pela via eletrónica em contexto de pandemia. Embora se evidencia, cada vez mais, um esforço de transformação digital do Estado, o que tem permitido que a maior parte dos cidadãos use a internet para aceder aos serviços governamentais via eletrónica, apenas 26% dos portugueses com 65 ou mais anos de idade, apontaram que são utilizadores da internet (Martinho e Lapa, 2022). A primeira parte da dissertação refere-se à definição dos marcos teóricos relevantes para a problemática da relação dos cidadãos, entre eles os seniores, com o governo eletrónico. O capítulo 1 responsabilizam-se, então, por clarificar o que se entende por governo eletrónico, contextualizar a transformação digital do Estado em Portugal, numa perspetiva comparada com outros países, discutir resultados de estudos sobre a relação dos cidadãos com o governo eletrónico e apresentar iniciativas governamentais, quer ao nível central, quer local, de uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na relação com os cidadãos seniores. Este estudo exploratório recorreu principalmente ao método qualitativo, nomeadamente, o inquérito por entrevista, para analisar até que ponto o Governo eletrónico provisionou serviços que facilitaram a vida dos idosos em Portugal durante a fase mais crítica da pandemia. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a recolha de informação a alguns seniores residentes na União de Freguesias do Alto de Seixalinho, Santo André e Veredena, no Concelho do Barreiro. E, de modo a complementar o nosso estudo, fizemos recurso a dados secundários, através da apresentação de dados estatísticos sobre a realidade portuguesa e sobre as ações em políticas, centrais e locais, voltadas para a população sénior. Os resultados indicam não só uma infoexclusão marcada entre os seniores, mas para aqueles que usam as TIC de alguma forma, concentram os seus usos em atividades de comunicação e pouco em usos instrumentais dos quais podemos incluir a relação com o governo, quer central quer local. As razões invocadas indiciam falta de recursos, em particular, os relacionados com a literacia digital. |
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A relação do Estado com o sénior via eletrónica em tempos de pandemiaAdministração pública -- Public administrationGoverno eletrónicoTransformação digital - Digital transformationInclusão socialCidadãos sénioresPortugalE-governmentSenior citizensCascaisO presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória voltada na análise da relação do Estado português com os seniores pela via eletrónica em contexto de pandemia. Embora se evidencia, cada vez mais, um esforço de transformação digital do Estado, o que tem permitido que a maior parte dos cidadãos use a internet para aceder aos serviços governamentais via eletrónica, apenas 26% dos portugueses com 65 ou mais anos de idade, apontaram que são utilizadores da internet (Martinho e Lapa, 2022). A primeira parte da dissertação refere-se à definição dos marcos teóricos relevantes para a problemática da relação dos cidadãos, entre eles os seniores, com o governo eletrónico. O capítulo 1 responsabilizam-se, então, por clarificar o que se entende por governo eletrónico, contextualizar a transformação digital do Estado em Portugal, numa perspetiva comparada com outros países, discutir resultados de estudos sobre a relação dos cidadãos com o governo eletrónico e apresentar iniciativas governamentais, quer ao nível central, quer local, de uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na relação com os cidadãos seniores. Este estudo exploratório recorreu principalmente ao método qualitativo, nomeadamente, o inquérito por entrevista, para analisar até que ponto o Governo eletrónico provisionou serviços que facilitaram a vida dos idosos em Portugal durante a fase mais crítica da pandemia. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a recolha de informação a alguns seniores residentes na União de Freguesias do Alto de Seixalinho, Santo André e Veredena, no Concelho do Barreiro. E, de modo a complementar o nosso estudo, fizemos recurso a dados secundários, através da apresentação de dados estatísticos sobre a realidade portuguesa e sobre as ações em políticas, centrais e locais, voltadas para a população sénior. Os resultados indicam não só uma infoexclusão marcada entre os seniores, mas para aqueles que usam as TIC de alguma forma, concentram os seus usos em atividades de comunicação e pouco em usos instrumentais dos quais podemos incluir a relação com o governo, quer central quer local. As razões invocadas indiciam falta de recursos, em particular, os relacionados com a literacia digital.The present dissertation is the result of an exploratory research focused on the analysis of the relationship between the Portuguese State and seniors through electronic means, in the context of the pandemic. Although an effort towards the digital transformation of the State is increasingly evident, which has allowed most citizens to use the internet to access government services electronically, only 26% of Portuguese aged 65 and over, pointed out that they are internet users (Martinho and Lapa, 2022). The first part of the dissertation refers to the definition of relevant theoretical frameworks concerning the relationship of citizens, including seniors, with e-government. Chapter 1 is responsible, then, for clarifying what is meant by electronic government, contextualizing the digital transformation of the State in Portugal, in a comparative perspective with other countries, discussing results of studies on the relationship of citizens with electronic government and presenting government initiatives, both at central and local levels, to use information and communication technologies (ICT) in the relationship with senior citizens. This exploratory study mainly used the qualitative method, namely the interview survey, to analyze the extent to which e-Government provided services that made the lives of the elderly in Portugal easier during the most critical phase of the pandemic. Semi-structured interviews were used to collect information from some seniors residing in the Union of Parishes of Alto de Seixalinho, Santo André and Veredena, in the Municipality of Barreiro. And, to complement our study, we made use of secondary data, through the presentation of statistical data on the Portuguese reality and on policies, central and local, aimed at the senior population. The results indicate not only a marked infoexclusion among seniors, but for those who use ICTs in some way, they focus their uses on communication activities and little on instrumental uses of which we can include the relationship with the government, whether central or local. The reasons given indicate a lack of resources, in particular, those related to digital literacy.2023-03-07T14:17:39Z2023-02-17T00:00:00Z2023-02-172022-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28228TID:203240146porMendes, Vera Ana Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:36.619699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória voltada na análise da relação do Estado português com os seniores pela via eletrónica em contexto de pandemia. Embora se evidencia, cada vez mais, um esforço de transformação digital do Estado, o que tem permitido que a maior parte dos cidadãos use a internet para aceder aos serviços governamentais via eletrónica, apenas 26% dos portugueses com 65 ou mais anos de idade, apontaram que são utilizadores da internet (Martinho e Lapa, 2022). A primeira parte da dissertação refere-se à definição dos marcos teóricos relevantes para a problemática da relação dos cidadãos, entre eles os seniores, com o governo eletrónico. O capítulo 1 responsabilizam-se, então, por clarificar o que se entende por governo eletrónico, contextualizar a transformação digital do Estado em Portugal, numa perspetiva comparada com outros países, discutir resultados de estudos sobre a relação dos cidadãos com o governo eletrónico e apresentar iniciativas governamentais, quer ao nível central, quer local, de uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na relação com os cidadãos seniores. Este estudo exploratório recorreu principalmente ao método qualitativo, nomeadamente, o inquérito por entrevista, para analisar até que ponto o Governo eletrónico provisionou serviços que facilitaram a vida dos idosos em Portugal durante a fase mais crítica da pandemia. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a recolha de informação a alguns seniores residentes na União de Freguesias do Alto de Seixalinho, Santo André e Veredena, no Concelho do Barreiro. E, de modo a complementar o nosso estudo, fizemos recurso a dados secundários, através da apresentação de dados estatísticos sobre a realidade portuguesa e sobre as ações em políticas, centrais e locais, voltadas para a população sénior. Os resultados indicam não só uma infoexclusão marcada entre os seniores, mas para aqueles que usam as TIC de alguma forma, concentram os seus usos em atividades de comunicação e pouco em usos instrumentais dos quais podemos incluir a relação com o governo, quer central quer local. As razões invocadas indiciam falta de recursos, em particular, os relacionados com a literacia digital. |
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