Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentil-Homem,Pedro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097
Resumo: Resumo Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”.
id RCAP_26bd2609fff2413aa1d3c109f3ace65b
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-01802022000100097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdadeHermenêutica do DesignEnsino do DesignCrítica do DesignDidáctica do DesignPós-verdadeResumo Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”.Escola Superior de Artes AplicadasInstituto Politécnico Castelo Branco2022-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.15 n.29 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097Gentil-Homem,Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:31:59Zoai:scielo:S2184-01802022000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:55.229709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
title Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
spellingShingle Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
Gentil-Homem,Pedro
Hermenêutica do Design
Ensino do Design
Crítica do Design
Didáctica do Design
Pós-verdade
title_short Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
title_full Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
title_fullStr Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
title_full_unstemmed Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
title_sort Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
author Gentil-Homem,Pedro
author_facet Gentil-Homem,Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gentil-Homem,Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica do Design
Ensino do Design
Crítica do Design
Didáctica do Design
Pós-verdade
topic Hermenêutica do Design
Ensino do Design
Crítica do Design
Didáctica do Design
Pós-verdade
description Resumo Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Artes Aplicadas
Instituto Politécnico Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Artes Aplicadas
Instituto Politécnico Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.15 n.29 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137404227944448