Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097 |
Resumo: | Resumo Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”. |
id |
RCAP_26bd2609fff2413aa1d3c109f3ace65b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-01802022000100097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdadeHermenêutica do DesignEnsino do DesignCrítica do DesignDidáctica do DesignPós-verdadeResumo Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”.Escola Superior de Artes AplicadasInstituto Politécnico Castelo Branco2022-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.15 n.29 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097Gentil-Homem,Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:31:59Zoai:scielo:S2184-01802022000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:55.229709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
title |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
spellingShingle |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade Gentil-Homem,Pedro Hermenêutica do Design Ensino do Design Crítica do Design Didáctica do Design Pós-verdade |
title_short |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
title_full |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
title_fullStr |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
title_full_unstemmed |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
title_sort |
Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade |
author |
Gentil-Homem,Pedro |
author_facet |
Gentil-Homem,Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gentil-Homem,Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hermenêutica do Design Ensino do Design Crítica do Design Didáctica do Design Pós-verdade |
topic |
Hermenêutica do Design Ensino do Design Crítica do Design Didáctica do Design Pós-verdade |
description |
Resumo Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802022000100097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Artes Aplicadas Instituto Politécnico Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Artes Aplicadas Instituto Politécnico Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes v.15 n.29 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137404227944448 |