O desenvolvimento da compreensão inferencial em alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Joana Filipa Jales
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23319
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido na componente de Prática Pedagógica Supervisionada B2, assenta na realização de um conjunto de 6 sessões com vista ao desenvolvimento da compreensão leitora com enfoque na compreensão inferencial em alunos de uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em analisarmos de que forma a nossa ação permitiu que nos desenvolvêssemos enquanto futuras professoras. A literatura afirma a importância de ativarmos os nossos conhecimentos prévios para compreender não só um texto ou uma imagem, mas também o mundo à nossa volta. É, por isso, fundamental, ajudar os alunos no processo de tomada de consciência de que os seus conhecimentos são indispensáveis para a compreensão de um texto ou de um tema. Este estudo foi desenvolvido tendo por base as características da Investigação--Ação, tendo-se optado pelos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo, vídeo-gravação, registo-transcrição, fotografias, documentos das crianças, planificações das sessões e recursos pedagógico-didáticos construídos. Os resultados da nossa intervenção junto dos alunos levam-nos a acreditar que iniciámos um percurso em que as crianças parecem ter começado a compreender que os seus conhecimentos são importantes para compreenderem um texto ou um tema, ou seja, atribuir-lhes sentido. Permitem--nos ainda referir que nos parece que a turma conseguiu continuar o seu desenvolvimento da compreensão inferencial, através de um ensino deliberado e estratégico.
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