O desenvolvimento da compreensão inferencial em alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23319 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido na componente de Prática Pedagógica Supervisionada B2, assenta na realização de um conjunto de 6 sessões com vista ao desenvolvimento da compreensão leitora com enfoque na compreensão inferencial em alunos de uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em analisarmos de que forma a nossa ação permitiu que nos desenvolvêssemos enquanto futuras professoras. A literatura afirma a importância de ativarmos os nossos conhecimentos prévios para compreender não só um texto ou uma imagem, mas também o mundo à nossa volta. É, por isso, fundamental, ajudar os alunos no processo de tomada de consciência de que os seus conhecimentos são indispensáveis para a compreensão de um texto ou de um tema. Este estudo foi desenvolvido tendo por base as características da Investigação--Ação, tendo-se optado pelos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo, vídeo-gravação, registo-transcrição, fotografias, documentos das crianças, planificações das sessões e recursos pedagógico-didáticos construídos. Os resultados da nossa intervenção junto dos alunos levam-nos a acreditar que iniciámos um percurso em que as crianças parecem ter começado a compreender que os seus conhecimentos são importantes para compreenderem um texto ou um tema, ou seja, atribuir-lhes sentido. Permitem--nos ainda referir que nos parece que a turma conseguiu continuar o seu desenvolvimento da compreensão inferencial, através de um ensino deliberado e estratégico. |
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O desenvolvimento da compreensão inferencial em alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão da leituraDesenvolvimento profissionalProfissão docenteEnsino básico 1º cicloPrática pedagógicaO presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido na componente de Prática Pedagógica Supervisionada B2, assenta na realização de um conjunto de 6 sessões com vista ao desenvolvimento da compreensão leitora com enfoque na compreensão inferencial em alunos de uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em analisarmos de que forma a nossa ação permitiu que nos desenvolvêssemos enquanto futuras professoras. A literatura afirma a importância de ativarmos os nossos conhecimentos prévios para compreender não só um texto ou uma imagem, mas também o mundo à nossa volta. É, por isso, fundamental, ajudar os alunos no processo de tomada de consciência de que os seus conhecimentos são indispensáveis para a compreensão de um texto ou de um tema. Este estudo foi desenvolvido tendo por base as características da Investigação--Ação, tendo-se optado pelos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo, vídeo-gravação, registo-transcrição, fotografias, documentos das crianças, planificações das sessões e recursos pedagógico-didáticos construídos. Os resultados da nossa intervenção junto dos alunos levam-nos a acreditar que iniciámos um percurso em que as crianças parecem ter começado a compreender que os seus conhecimentos são importantes para compreenderem um texto ou um tema, ou seja, atribuir-lhes sentido. Permitem--nos ainda referir que nos parece que a turma conseguiu continuar o seu desenvolvimento da compreensão inferencial, através de um ensino deliberado e estratégico.O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido na componente de Prática Pedagógica Supervisionada B2, assenta na realização de um conjunto de 6 sessões com vista ao desenvolvimento da compreensão leitora com enfoque na compreensão inferencial em alunos de uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em analisarmos de que forma a nossa ação permitiu que nos desenvolvêssemos enquanto futuras professoras. A literatura afirma a importância de ativarmos os nossos conhecimentos prévios para compreender não só um texto ou uma imagem, mas também o mundo à nossa volta. É, por isso, fundamental, ajudar os alunos no processo de tomada de consciência de que os seus conhecimentos são indispensáveis para a compreensão de um texto ou de um tema. Este estudo foi desenvolvido tendo por base as características da Investigação--Ação, tendo-se optado pelos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo, vídeo-gravação, registo-transcrição, fotografias, documentos das crianças, planificações das sessões e recursos pedagógico-didáticos construídos. Os resultados da nossa intervenção junto dos alunos levam-nos a acreditar que iniciámos um percurso em que as crianças parecem ter começado a compreender que os seus conhecimentos são importantes para compreenderem um texto ou um tema, ou seja, atribuir-lhes sentido. Permitem--nos ainda referir que nos parece que a turma conseguiu continuar o seu desenvolvimento da compreensão inferencial, através de um ensino deliberado e estratégico.Universidade de Aveiro2018-05-30T10:50:03Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23319TID:201942437porPedro, Joana Filipa Jalesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:26Zoai:ria.ua.pt:10773/23319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:07.696681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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