Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vanessa Duarte
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4125
Resumo: O presente estudo teve como objectivo analisar como se articula a compreensão das falsas crenças e a compreensão dos verbos metacognitivos em crianças portuguesas dos 3 aos 5 anos. Para tal aplicou-se, individualmente, às 40 crianças que participaram neste estudo, um teste de linguagem (Sim-Sim, 2004), um teste de resolução de falsas crenças (Peskin & Astington, 2004), um teste de explicação das falsas crenças (Peskin & Astington, 2004) e um teste de compreensão de verbos metacognitivos (Peskin & Astington, 2004). Os resultados obtidos revelam que em todas a tarefas as crianças de 3 anos obtiveram resultados significativamente superiores às crianças de 5 anos. Contudo, verificou-se um melhor desempenho nas tarefas de conteúdo inesperado do que nas tarefas de mudança inesperada de lugar. Quanto à relação entre as variáveis – linguagem, resolução de falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão de verbos metacognitivos – confirmou-se para a totalidade dos participantes a existência de correlações elevadas e significativas entre todas as variáveis do estudo, excepto entre a explicação das falsas crenças e a compreensão de verbos metacognitivos. A correlação entre a resolução das falsas crenças e a linguagem, e a compreensão dos verbos metacognitivos foram elevadas e signifivativas como esperávamos (r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01, respectivamente). No entanto o padrão de correlações não é o mesmo em todos os grupos de idade, indicando que as relações entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente não são lineares.
id RCAP_26c06988c8d7d7b43372735897d293c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolarFalsas-crençasVerbos metacognitivosTeoria da menteFalse-beliefMetacognitive verbsTheory of mindPsicologia EducacionalO presente estudo teve como objectivo analisar como se articula a compreensão das falsas crenças e a compreensão dos verbos metacognitivos em crianças portuguesas dos 3 aos 5 anos. Para tal aplicou-se, individualmente, às 40 crianças que participaram neste estudo, um teste de linguagem (Sim-Sim, 2004), um teste de resolução de falsas crenças (Peskin & Astington, 2004), um teste de explicação das falsas crenças (Peskin & Astington, 2004) e um teste de compreensão de verbos metacognitivos (Peskin & Astington, 2004). Os resultados obtidos revelam que em todas a tarefas as crianças de 3 anos obtiveram resultados significativamente superiores às crianças de 5 anos. Contudo, verificou-se um melhor desempenho nas tarefas de conteúdo inesperado do que nas tarefas de mudança inesperada de lugar. Quanto à relação entre as variáveis – linguagem, resolução de falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão de verbos metacognitivos – confirmou-se para a totalidade dos participantes a existência de correlações elevadas e significativas entre todas as variáveis do estudo, excepto entre a explicação das falsas crenças e a compreensão de verbos metacognitivos. A correlação entre a resolução das falsas crenças e a linguagem, e a compreensão dos verbos metacognitivos foram elevadas e signifivativas como esperávamos (r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01, respectivamente). No entanto o padrão de correlações não é o mesmo em todos os grupos de idade, indicando que as relações entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente não são lineares.ABSTRACT: This study pretended to analyze how false-belief comprehension and metacognitive verbs comprehension are articulated in Portuguese children with ages between 3 and 5 years old. For that reason it was applied, individually, to the 40 children that participated in this study, a language test (Sim-Sim, 2004), a falsebelief prediction test (Peskin & Astington, 2004), a false-belief explanation test (Peskin & Astington, 2004) and a metacognitive verbs comprehension (Peskin & Astington, 2004). The results of this investigation allow perceiving that in all tasks with 3 years old children had resulted significantly higher, when compared to the results of the 5 years old children. However the performance was better in unexpected contents task than in location change tasks. The relation among the variables – language, false-belief prediction, false-belief explanation and metacognitive verbs comprehension - was confirmed the existence of the high and significant correlations among all the variables of the study, except between the false-belief explanation and metacognitive verbs comprehension. The correlation among the false-belief prediction and language and metacognitive verbs comprehension was high and significantly as we waited r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01,respectively). However the standard of correlations is not the same in all age groups, indicating that the relations between the language development and theory of mind are not linear.Fidalgo, ZildaRepositório do ISPAMendes, Vanessa Duarte2015-11-26T18:45:41Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:57.300119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
title Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
Mendes, Vanessa Duarte
Falsas-crenças
Verbos metacognitivos
Teoria da mente
False-belief
Metacognitive verbs
Theory of mind
Psicologia Educacional
title_short Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
title_full Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
title_sort Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar
author Mendes, Vanessa Duarte
author_facet Mendes, Vanessa Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fidalgo, Zilda
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Vanessa Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Falsas-crenças
Verbos metacognitivos
Teoria da mente
False-belief
Metacognitive verbs
Theory of mind
Psicologia Educacional
topic Falsas-crenças
Verbos metacognitivos
Teoria da mente
False-belief
Metacognitive verbs
Theory of mind
Psicologia Educacional
description O presente estudo teve como objectivo analisar como se articula a compreensão das falsas crenças e a compreensão dos verbos metacognitivos em crianças portuguesas dos 3 aos 5 anos. Para tal aplicou-se, individualmente, às 40 crianças que participaram neste estudo, um teste de linguagem (Sim-Sim, 2004), um teste de resolução de falsas crenças (Peskin & Astington, 2004), um teste de explicação das falsas crenças (Peskin & Astington, 2004) e um teste de compreensão de verbos metacognitivos (Peskin & Astington, 2004). Os resultados obtidos revelam que em todas a tarefas as crianças de 3 anos obtiveram resultados significativamente superiores às crianças de 5 anos. Contudo, verificou-se um melhor desempenho nas tarefas de conteúdo inesperado do que nas tarefas de mudança inesperada de lugar. Quanto à relação entre as variáveis – linguagem, resolução de falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão de verbos metacognitivos – confirmou-se para a totalidade dos participantes a existência de correlações elevadas e significativas entre todas as variáveis do estudo, excepto entre a explicação das falsas crenças e a compreensão de verbos metacognitivos. A correlação entre a resolução das falsas crenças e a linguagem, e a compreensão dos verbos metacognitivos foram elevadas e signifivativas como esperávamos (r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01, respectivamente). No entanto o padrão de correlações não é o mesmo em todos os grupos de idade, indicando que as relações entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente não são lineares.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2015-11-26T18:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4125
url http://hdl.handle.net/10400.12/4125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130080371277824