Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Margarida Amaro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43082
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), pretende evidenciar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP), nas áreas de especialização Violoncelo (M25) e Classes de Conjunto (M32) e também a investigação, aplicada à conceção, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (EACMCGB), durante o ano letivo 2022/2023, tendo como Orientadora Científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como Orientadora Pedagógica Cooperante a Professora Raquel Alves. A finalidade deste PIP foi verificar se os alunos e encarregados de educação (EE) que utilizaram a ferramenta “Um e-referencial pedagógico e didático – para miúdos e graúdos – de apoio à aprendizagem do instrumento Violoncelo – Iniciação e 1º Grau do Ensino Básico de Música”, durante o estudo individual diário do violoncelo, tiveram uma maior facilidade na perceção dos trabalhos de casa individuais, se foi um instrumento que promoveu o apoio e a participação dos encarregados de educação durante o estudo dos seus educandos e uma ferramenta motivadora que ajudou os alunos a atingir bons resultados, consolidando e dando continuidade às aprendizagens realizadas durante as aulas. Com este PIP procurou-se contribuir para o desenvolvimento do Plano de Ação para a Educação Digital em Portugal (2021-2027) e para a concretização de alguns dos objetivos do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da EACMCGB (2021-2023), fomentando a versatilidade e a flexibilidade da integração de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Artístico Especializado da Música. Nesta pesquisa educacional participaram cinco alunos da classe de violoncelo, em regime integrado, sendo dois da Iniciação II, um da Iniciação IV e dois alunos do 1º Grau do Curso Básico de Música, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e respetivos encarregados de educação. Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, um workshop de apresentação e explicação do e-referencial pedagógico e didático, observação direta e participante, notas de campo, registos audiovisuais (fotografias e gravações de vídeo/áudio) nas aulas, como registo dos trabalhos de casa gravados, focus group, entrevista à orientadora cooperante e ainda análise documental dos processos e pautas de avaliação dos alunos, do 1º, 2º e 3º períodos. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo categorial foram as técnicas escolhidas no processo de interpretação e análise dos dados.
id RCAP_26c393fbd2e631bc0479096b8c3e534c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de músciaIniciação ao violonceloFerramentas digitaisEnvolvimento parentalE-referencial pedagógico e didático para apoio ao estudoCello initiationDigital toolsParental involvementPedagogical and didactic e-referential for study supportDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), pretende evidenciar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP), nas áreas de especialização Violoncelo (M25) e Classes de Conjunto (M32) e também a investigação, aplicada à conceção, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (EACMCGB), durante o ano letivo 2022/2023, tendo como Orientadora Científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como Orientadora Pedagógica Cooperante a Professora Raquel Alves. A finalidade deste PIP foi verificar se os alunos e encarregados de educação (EE) que utilizaram a ferramenta “Um e-referencial pedagógico e didático – para miúdos e graúdos – de apoio à aprendizagem do instrumento Violoncelo – Iniciação e 1º Grau do Ensino Básico de Música”, durante o estudo individual diário do violoncelo, tiveram uma maior facilidade na perceção dos trabalhos de casa individuais, se foi um instrumento que promoveu o apoio e a participação dos encarregados de educação durante o estudo dos seus educandos e uma ferramenta motivadora que ajudou os alunos a atingir bons resultados, consolidando e dando continuidade às aprendizagens realizadas durante as aulas. Com este PIP procurou-se contribuir para o desenvolvimento do Plano de Ação para a Educação Digital em Portugal (2021-2027) e para a concretização de alguns dos objetivos do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da EACMCGB (2021-2023), fomentando a versatilidade e a flexibilidade da integração de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Artístico Especializado da Música. Nesta pesquisa educacional participaram cinco alunos da classe de violoncelo, em regime integrado, sendo dois da Iniciação II, um da Iniciação IV e dois alunos do 1º Grau do Curso Básico de Música, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e respetivos encarregados de educação. Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, um workshop de apresentação e explicação do e-referencial pedagógico e didático, observação direta e participante, notas de campo, registos audiovisuais (fotografias e gravações de vídeo/áudio) nas aulas, como registo dos trabalhos de casa gravados, focus group, entrevista à orientadora cooperante e ainda análise documental dos processos e pautas de avaliação dos alunos, do 1º, 2º e 3º períodos. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo categorial foram as técnicas escolhidas no processo de interpretação e análise dos dados.The present report, as part of the Master’s Degree in Music Teaching, at the Universidade Católica Portuguesa do Porto, aims to highlight the learning carried out during the Professional Practice (PP), in the areas of specialization Cello (M25) and Ensemble Classes (M32) and also the research, applied to the design, implementation and evaluation of the Project of Pedagogical Intervention (PIP). The professional practice was held at the Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (EACMCGB), during the academic year 2022/2023, having as Scientific Orientator Professor Luísa Orvalho and as Cooperative Pedagogical Professor Raquel Alves. With this PIP, it was sought to verify whether students and educational officers who used the tool “Um e-referencial pedagógico e didático – para miúdos e graúdos – de apoio à aprendizagem do instrumento Violoncelo – Iniciação e 1º Grau do Ensino Básico de Música”, during the daily individual study of cello, had a greater facility in the perception of individual homework, whether it was an element that promoted the participation of educational officers, during the study of their pupils, if it was a motivating tool that helped students to good results, consolidating and giving continuity to the learning carried out during the classes. Another goal of this PIP was to contribute to the development of the Digital Education Action Plan in Portugal (2021-2027) and some of the objectives of the EACMCGB Digital Development Action Plan (2021–2023), fostering the versatility and importance of integrating digital tools as a means of teaching and learning in Music Education. In this educational research participated five students of the cello class, two of whom attend, in an integrated regime, Initiation II, one the Initiation IV and two the 1st Degree of the Basic Course of Music, with ages between 7 and the 10 and their respective educators. As data collection and production techniques were used surveys by questionnaires, workshop presentation and explanation of the pedagogical and didactic e-referential, direct and participant observation, field notes, audiovisual records (photographs and video/audio recordings) in the classes, such as recording of recorded homework, focus group, interview with the cooperating teacher and also documentary analysis of the processes and guidelines of evaluation of students, 1st and 2nd periods. Descriptive statistical analysis and categorial content analysis were chosen to be used in the process of interpreting and analyzing the data.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Ana Margarida Amaro2023-07-182023-062024-11-01T00:00:00Z2023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43082TID:203354753porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:37:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:30.963096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
title Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
spellingShingle Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
Pinto, Ana Margarida Amaro
Iniciação ao violoncelo
Ferramentas digitais
Envolvimento parental
E-referencial pedagógico e didático para apoio ao estudo
Cello initiation
Digital tools
Parental involvement
Pedagogical and didactic e-referential for study support
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
title_full Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
title_fullStr Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
title_full_unstemmed Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
title_sort Um e-referencial pedagógico e didático : para miúdos e graúdos : de apoio à aprendizagem do instrumento violoncelo : iniciação e 1º grau do ensino básico de múscia
author Pinto, Ana Margarida Amaro
author_facet Pinto, Ana Margarida Amaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Margarida Amaro
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação ao violoncelo
Ferramentas digitais
Envolvimento parental
E-referencial pedagógico e didático para apoio ao estudo
Cello initiation
Digital tools
Parental involvement
Pedagogical and didactic e-referential for study support
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Iniciação ao violoncelo
Ferramentas digitais
Envolvimento parental
E-referencial pedagógico e didático para apoio ao estudo
Cello initiation
Digital tools
Parental involvement
Pedagogical and didactic e-referential for study support
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), pretende evidenciar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP), nas áreas de especialização Violoncelo (M25) e Classes de Conjunto (M32) e também a investigação, aplicada à conceção, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (EACMCGB), durante o ano letivo 2022/2023, tendo como Orientadora Científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como Orientadora Pedagógica Cooperante a Professora Raquel Alves. A finalidade deste PIP foi verificar se os alunos e encarregados de educação (EE) que utilizaram a ferramenta “Um e-referencial pedagógico e didático – para miúdos e graúdos – de apoio à aprendizagem do instrumento Violoncelo – Iniciação e 1º Grau do Ensino Básico de Música”, durante o estudo individual diário do violoncelo, tiveram uma maior facilidade na perceção dos trabalhos de casa individuais, se foi um instrumento que promoveu o apoio e a participação dos encarregados de educação durante o estudo dos seus educandos e uma ferramenta motivadora que ajudou os alunos a atingir bons resultados, consolidando e dando continuidade às aprendizagens realizadas durante as aulas. Com este PIP procurou-se contribuir para o desenvolvimento do Plano de Ação para a Educação Digital em Portugal (2021-2027) e para a concretização de alguns dos objetivos do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da EACMCGB (2021-2023), fomentando a versatilidade e a flexibilidade da integração de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Artístico Especializado da Música. Nesta pesquisa educacional participaram cinco alunos da classe de violoncelo, em regime integrado, sendo dois da Iniciação II, um da Iniciação IV e dois alunos do 1º Grau do Curso Básico de Música, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e respetivos encarregados de educação. Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, um workshop de apresentação e explicação do e-referencial pedagógico e didático, observação direta e participante, notas de campo, registos audiovisuais (fotografias e gravações de vídeo/áudio) nas aulas, como registo dos trabalhos de casa gravados, focus group, entrevista à orientadora cooperante e ainda análise documental dos processos e pautas de avaliação dos alunos, do 1º, 2º e 3º períodos. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo categorial foram as técnicas escolhidas no processo de interpretação e análise dos dados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18
2023-06
2023-07-18T00:00:00Z
2024-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43082
TID:203354753
url http://hdl.handle.net/10400.14/43082
identifier_str_mv TID:203354753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134990750973952