A educação para sociedades sustentáveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13041 |
Resumo: | O conjunto das reflexões apresentadas sobre a educação para sociedades sustentáveis têm por objetivo perceber a fragilidade e a complexidade da humanidade, bem como, entender os processos desafiadores da educação em sociedades humanas, principalmente quando pactuam com a exploração ecológica e a insensibilidade social. Porém, como parte de um projeto para a construção de sociedades mais sustentáveis – seja do ponto de vista humano, ecológico, econômico e ecumênico – pautamos nosso argumento numa trilogia integradora que articula as esferas do privado (Oikos), do privado-público (Ágora) e do público (Ekklesia). Com isso, desejamos repensar a importância da dimensão ética, da dinâmica solidária e da disposição espiritual, princípios considerados transversais da existência humana e dos processos desencadeadores, de uma nova Paideia para o terceiro milênio. |
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A educação para sociedades sustentáveisEDUCAÇÃODESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELEDUCATIONSUSTAINABLE DEVELOPMENTO conjunto das reflexões apresentadas sobre a educação para sociedades sustentáveis têm por objetivo perceber a fragilidade e a complexidade da humanidade, bem como, entender os processos desafiadores da educação em sociedades humanas, principalmente quando pactuam com a exploração ecológica e a insensibilidade social. Porém, como parte de um projeto para a construção de sociedades mais sustentáveis – seja do ponto de vista humano, ecológico, econômico e ecumênico – pautamos nosso argumento numa trilogia integradora que articula as esferas do privado (Oikos), do privado-público (Ágora) e do público (Ekklesia). Com isso, desejamos repensar a importância da dimensão ética, da dinâmica solidária e da disposição espiritual, princípios considerados transversais da existência humana e dos processos desencadeadores, de uma nova Paideia para o terceiro milênio.The set of reflections presented on education for sustainable societies aim to understand the fragility and complexity of humanity, as well as to understand the challenging processes of education in human societies, especially when they agree with ecological exploration and social insensitivity. However, as part of a project to build more sustainable societies - whether from a human, ecological, economic and ecumenical point of view - we base our argument on an integrating trilogy that articulates the spheres of the private (Oikos), the private-public (Ágora) and the public (Ekklesia). With this, we wish to rethink the importance of the ethical dimension, of the solidarity dynamics and of the spiritual disposition, principles considered transversal of the human existence and the triggering processes, of a new Paideia for the third millennium.L’ensemble des réflexions présentées sur l’éducation pour des sociétés durables vise à comprendre la fragilité et la complexité de l’humanité, ainsi qu’à comprendre les processus difficiles de l’éducation dans les sociétés humaines, en particulier lorsqu’ils sont en accord avec l’exploration écologique et l’insensibilité sociale. Cependant, dans le cadre d’un projet de construction de sociétés plus durables - que ce soit d’un point de vue humain, écologique, économique et œcuménique - nous fondons notre argumentation sur une trilogie intégratrice qui articule les sphères du privé (Oikos), du privé-public (Agora) et du public (Ekklesia). Ainsi, nous voulons repenser l’importance de la dimension éthique, les dynamiques de la solidarité et de la disposition spirituelle, principes considérés comme transversaux à l’existence humaine et aux processus déclencheurs d’une nouvelle Paideia pour le troisième millénaire.El conjunto de reflexiones que se presentan sobre la educación para sociedades sostenibles tiene como objetivo comprender la fragilidad y complejidad de la humanidad, así como comprender los desafiantes procesos de educación en las sociedades humanas, especialmente cuando coinciden con la exploración ecológica y la insensibilidad social. Sin embargo, como parte de un proyecto para construir sociedades más sostenibles, ya sea desde un punto de vista humano, ecológico, económico y ecuménico, basamos nuestro argumento en una trilogía integradora que articula las esferas de lo privado (Oikos), lo privado-público (Agora) y el público (Ekklesia). Con esto queremos repensar la importancia de la dimensión ética, la dinámica de la solidaridad y disposición espiritual, principios considerados transversales a la existencia humana y los procesos desencadenantes, de una nueva Paideia para el tercer milenio.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-13T08:36:08Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13041por1645-7250Síveres, LuizReis, GiulianoArndt, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:14.600076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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