Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33255
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_26c763dc5e563e5c5d64e2b5a43507be
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/33255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundárioEstratégias e recursosEstágio pedagógicoMecanismos de evoluçãoOcupação antrópicaPráticas de ensinoDissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.As atividades desenvolvidas por um Professor não se reservam apenas à lecionação dos conteúdos presentes nas orientações do programa da disciplina. Existe um conjunto de práticas que orientam o caminho a ser percorrido para obter sucesso nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo desenvolveu-se durante o ano de Estágio Pedagógico, no contexto da prática de ensino supervisionada das unidades didáticas de Biologia, mecanismos evolutivos, e Geologia, ocupação antrópica e problemas de ordenamento do território. Pretendeu-se analisar se as estratégias desenvolvidas durante as aulas, bem como os materiais e instrumentos foram relevantes para os processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Descrevem-se as práticas letivas e apresentam-se os resultados, relacionando as atividades desenvolvidas com a investigação educacional. Os participantes (N=10) eram alunos de uma turma do 11º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária José Falcão. Os instrumentos usados para avaliar os processos de ensino e aprendizagem foram fichas; de avaliação diagnóstica e formativa (pré-teste e pós-teste); de avaliação sumativa; grelhas de avaliação; e questionários. Os resultados revelaram, que para além das aprendizagens, os alunos desenvolveram competências cognitivas, procedimentais e atitudinais, concluindo que as estratégias adotadas foram adequadas. Este estudo permitiu também refletir sobre as várias dimensões da escola e do ensino e aprendizagem, funcionando como ponto de partida à futura prática docente de Biologia e Geologia.The activities developed by a teacher not reserved just to explore the content present in the guidelines of the syllabus. There is a set of practices that guide the way to go for success in teaching and learning. This study was developed during Teacher Training in the context of supervised teaching practice teaching units of biology, evolutionary mechanisms, and geology, human occupation and land use problems. It was intended to examine whether the strategies developed during lessons, as well as the materials and instruments were relevant to the processes of teaching and student learning. Term describes the practices and presents the results, relating the activities with educational research. Participants (N = 10) were students of a class in the 11th grade of the course Scientific and Humanistic Science and Technology José Falcão School. The instruments used to assess the processes of teaching and learning were chips; diagnostic and formative assessment (pre-test and post-test); summative assessment; evaluation grids; and questionnaires. The results revealed that in addition to learning, students develop cognitive, procedural and attitudinal skills, concluding that the strategies adopted were appropriate. This study also reflect on the various dimensions of school and teaching and learning, functioning as a starting point for future practical teaching of Biology and Geology.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33255http://hdl.handle.net/10316/33255TID:201670682porOliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:17:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:37.853036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
title Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
spellingShingle Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
Oliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de
Estratégias e recursos
Estágio pedagógico
Mecanismos de evolução
Ocupação antrópica
Práticas de ensino
title_short Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
title_full Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
title_fullStr Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
title_full_unstemmed Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
title_sort Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário
author Oliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de
author_facet Oliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias e recursos
Estágio pedagógico
Mecanismos de evolução
Ocupação antrópica
Práticas de ensino
topic Estratégias e recursos
Estágio pedagógico
Mecanismos de evolução
Ocupação antrópica
Práticas de ensino
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/33255
http://hdl.handle.net/10316/33255
TID:201670682
url http://hdl.handle.net/10316/33255
identifier_str_mv TID:201670682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133855078154240