Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3121 |
Resumo: | Para um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo. |
id |
RCAP_26d8c5b892ab9a9ecf6f30878e331a39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3121 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigoMaus tratosescolaprofessoressinalizaçãoindicadoresChild abuseschoolteacherssignallingindicatorsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisPara um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo.ABSTRACT For a healthy development of children and youth, it is necessary that adults propitiate them care and affection that suppress their needs. With the change in family structures and its corresponding role changing, the school assumes a major role in maintaining the safety and protection of the children or youth. The whole school community is responsible for intervention, prevention, diagnosis and signalling situations of abuse and danger of children and youth. This study appears in the attempt to realize the school's participation, particularly teachers’, in terms of intervention and signalling cases of child or young abuse, through the knowledge that they have on the indicators for signalling, following the guidelines for education professionals in addressing situations of abuse or other dangerous situations. For this purpose, the literature on the subject has been analysed and a questionnaire survey was conducted. Then, it was distributed to a sample of primary school teachers from four different groups. The results reflect that although the surveyed teachers have knowledge of the indicators, most never signaled. Nevertheless, the school is, according to the CPCJ annual activities report (The Commission to Protect Child Abuse and Neglect), the main signaling. Teacher training in this area is still almost non-existent. The school and its stakeholders should seek to intervene and signal so that the diagnosis could be fast and efficient in order to prevent the progression of danger.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMendes, FranciscoMartins, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuConceição, Jacinta do Céu Laranjo da2016-03-16T11:12:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3121TID:201084279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:11.175691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
title |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
spellingShingle |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da Maus tratos escola professores sinalização indicadores Child abuse school teachers signalling indicators Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
title_full |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
title_fullStr |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
title_full_unstemmed |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
title_sort |
Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo |
author |
Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da |
author_facet |
Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Francisco Martins, Emília Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maus tratos escola professores sinalização indicadores Child abuse school teachers signalling indicators Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Maus tratos escola professores sinalização indicadores Child abuse school teachers signalling indicators Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Para um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-16T11:12:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3121 TID:201084279 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3121 |
identifier_str_mv |
TID:201084279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130889098100736 |