Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3121
Resumo: Para um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo.
id RCAP_26d8c5b892ab9a9ecf6f30878e331a39
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigoMaus tratosescolaprofessoressinalizaçãoindicadoresChild abuseschoolteacherssignallingindicatorsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisPara um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo.ABSTRACT For a healthy development of children and youth, it is necessary that adults propitiate them care and affection that suppress their needs. With the change in family structures and its corresponding role changing, the school assumes a major role in maintaining the safety and protection of the children or youth. The whole school community is responsible for intervention, prevention, diagnosis and signalling situations of abuse and danger of children and youth. This study appears in the attempt to realize the school's participation, particularly teachers’, in terms of intervention and signalling cases of child or young abuse, through the knowledge that they have on the indicators for signalling, following the guidelines for education professionals in addressing situations of abuse or other dangerous situations. For this purpose, the literature on the subject has been analysed and a questionnaire survey was conducted. Then, it was distributed to a sample of primary school teachers from four different groups. The results reflect that although the surveyed teachers have knowledge of the indicators, most never signaled. Nevertheless, the school is, according to the CPCJ annual activities report (The Commission to Protect Child Abuse and Neglect), the main signaling. Teacher training in this area is still almost non-existent. The school and its stakeholders should seek to intervene and signal so that the diagnosis could be fast and efficient in order to prevent the progression of danger.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMendes, FranciscoMartins, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuConceição, Jacinta do Céu Laranjo da2016-03-16T11:12:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3121TID:201084279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:11.175691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
title Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
spellingShingle Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da
Maus tratos
escola
professores
sinalização
indicadores
Child abuse
school
teachers
signalling
indicators
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
title_full Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
title_fullStr Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
title_full_unstemmed Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
title_sort Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
author Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da
author_facet Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Francisco
Martins, Emília
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da
dc.subject.por.fl_str_mv Maus tratos
escola
professores
sinalização
indicadores
Child abuse
school
teachers
signalling
indicators
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Maus tratos
escola
professores
sinalização
indicadores
Child abuse
school
teachers
signalling
indicators
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Para um saudável desenvolvimento da criança e do jovem é necessário que os adultos lhes propiciem cuidados e afetos que suprimam as suas necessidades. Com a mudança da estrutura familiar e com a alteração de papéis a ela conferidos, a escola assume uma função primordial na manutenção da segurança e proteção da criança ou jovem. Toda a comunidade escolar é responsável pela intervenção, prevenção, diagnóstico e sinalização de situações de maus tratos e perigo de crianças e jovens. O presente trabalho surge na tentativa de perceber a participação da escola, em particular dos professores, na intervenção e na sinalização em casos de maus tratos a crianças ou jovens, através do seu conhecimento dos indicadores para sinalização do Guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo. Para tal foi analisada a literatura sobre a matéria e realizado um inquérito por questionário distribuído por uma amostra constituída por professores do 1º ciclo e outros ciclos de 4 agrupamentos distintos. Os resultados espelham que apesar dos professores inquiridos terem conhecimento dos indicadores a maioria nunca sinalizou. Não obstante, a escola é, segundo o relatório anual das atividades das CPCJ em 2014, a principal sinalizadora. A formação dos professores nesta matéria é ainda quase inexistente. A escola e os seus intervenientes deverão procurar intervir e sinalizar para que o diagnóstico seja rápido e eficaz de modo a prevenir a progressão do perigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-16T11:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3121
TID:201084279
url http://hdl.handle.net/10400.19/3121
identifier_str_mv TID:201084279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130889098100736