Jogos usados na Reabilitação após Acidente Vascular Cerebral: scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Rita Pires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbeiro,Sara Rodrigues, Taveira,Vanessa, Magalhães,Bruno, Ferreira,Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232020000100027
Resumo: RESUMO Objetivos: explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a utilização de jogos na reabilitação do indivíduo após Acidente Vascular Cerebral, para mapear os jogos e identificar as áreas de função reabilitadas. Método: revisão do tipo Scoping, com base no modelo do Joanna Briggs Institute. Realizada busca nas bases de dados MEDLINE®, CINAHL® e SPORTDiscus® . Foram considerados todos os tipos de estudos científicos publicados em inglês, espanhol e português, sem limite temporal. Resultados: Nos 116 artigos considerados para análise identificaram-se três grandes agrupamentos de jogos: Realidade Virtual imersiva/não imersiva, videojogos e Jogos Tradicionais, que se associaram à reabilitação das funções motora, propriocetiva, cognitiva e cardiorrespiratória. Conclusão: A utilização de jogos na reabilitação cresceu ao longo dos últimos anos. Os jogos induzem maior interatividade no treino intensivo e repetitivo, acrescentando mais motivação e adesão aos processos de reabilitação, podendo ser um importante recurso terapêutico.
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