Estudo de melhoria de uma liga de alumínio utilizada na indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29110 |
Resumo: | As ligas de alumínio têm sido alvo de grande interesse para utilização na indústria automóvel, devido ao vasto leque de vantagens que este material tem vindo a demonstrar ao longo do tempo. A partir deste interesse surge o estudo e, por sua vez, o âmbito desta dissertação. O presente trabalho centra-se no estudo do impacto de diferentes combinações de rotas de laminagem (nomeadamente Conventional Rolling (CR), Asymmetric Rolling Continuous (ASRC) e Asymmetric Rolling Reverse (ASRR)) e parâmetros nas propriedades da liga de alumínio AA6022–T4. Numa primeira abordagem variaram-se as velocidades do rolo inferior para as rotas de laminagem assimétrica criando diferentes condições de assimetria. Posteriormente, no segundo estudo, avaliou-se o impacto de cada rota por passo de laminagem. Por último, analisaram-se os efeitos de um tratamento térmico de recozimento. As propriedades avaliadas em cada estudo foram, a dureza através de ensaios de micro-dureza Vickers; o comportamento mecânico através de ensaios de tração; e as texturas cristalográficas através da técnica de EBSD. No final, ao contrário do que se observou na dureza, uma razão menor entre as velocidades dos rolos do laminador conduziu a uma resistência mecânica maior em todas as rotas de laminagem. No que consta ao segundo estudo, verificou-se um aumento quer de dureza, quer de resistência mecânica ao longo da sequência de passos, sendo que os maiores ganhos foram conseguidos nos primeiros passos. Quanto ao tratamento térmico realizado, verificou-se que, sem alterações significativas de dureza e resistência mecânica, conseguiu-se aumentar a deformação total para o CR e o ASRR. Com a análise da textura cristalográfica verificou-se a inexistência de uma variação significativa no tamanho dos grãos ao longo do processo, o aumento do grau de desorientação dos grãos em todas as rotas de laminagem relativamente ao material inicial, e que durante o processo os componentes Cube e Copper da textura inicial diminuem em intensidade sendo favorecida a orientação dos grãos segundo os componentes Brass e S3. |
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