Comportamentos de vitimização e agressividade entre pares : um estudo com crianças do 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1839 |
Resumo: | presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionada, em contexto de estágio, e uma investigação cujo tema surgiu da vontade de conhecer, de forma mais aprofundada, os comportamentos de agressividade e vitimização entre pares, devido à observação de episódios deste cariz em contexto da prática pedagógica. Para a realização da reflexão crítica das práticas implementadas, deveras importante para a profissão docente e para a melhoria e aperfeiçoamento das mesmas, recorreu-se aos materiais desenvolvidos ao longo do Mestrado, mais concretamente em contexto de estágio, bem como a autores de referência em educação para uma melhor reflexão e introspeção sobre as práticas implementadas, as competências e os conhecimentos adquiridos. Em termos empíricos realizámos uma investigação de carácter descritivo, tendo o presente estudo como objetivo principal - compreender os comportamentos de vitimização e agressividade entre pares, nas crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade. Assim, procurámos compreender de que forma as crianças do 4º ano de escolaridade se distribuem pelos comportamentos e dimensões de vitimização e agressividade (física, verbal, social, de ataque à propriedade), tendo em conta o questionário “Peer Victimization Scale – PVS e PVF”. Os dados recolhidos permitiram concluir, com base na análise e tratamento dos mesmos, que grande parte das crianças foi alvo de comportamentos agressivos, nomeadamente ao nível da agressividade verbal e social. Poucas crianças da amostra se assumiram enquanto agressoras mas, aquelas que o fizeram, admitem que a forma de agressão mais comum é física, nomeadamente dar pontapés. |
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Comportamentos de vitimização e agressividade entre pares : um estudo com crianças do 4º ano de escolaridadeReflexãoCompetênciasComportamentosAgressividadeVitimizaçãoParespresente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionada, em contexto de estágio, e uma investigação cujo tema surgiu da vontade de conhecer, de forma mais aprofundada, os comportamentos de agressividade e vitimização entre pares, devido à observação de episódios deste cariz em contexto da prática pedagógica. Para a realização da reflexão crítica das práticas implementadas, deveras importante para a profissão docente e para a melhoria e aperfeiçoamento das mesmas, recorreu-se aos materiais desenvolvidos ao longo do Mestrado, mais concretamente em contexto de estágio, bem como a autores de referência em educação para uma melhor reflexão e introspeção sobre as práticas implementadas, as competências e os conhecimentos adquiridos. Em termos empíricos realizámos uma investigação de carácter descritivo, tendo o presente estudo como objetivo principal - compreender os comportamentos de vitimização e agressividade entre pares, nas crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade. Assim, procurámos compreender de que forma as crianças do 4º ano de escolaridade se distribuem pelos comportamentos e dimensões de vitimização e agressividade (física, verbal, social, de ataque à propriedade), tendo em conta o questionário “Peer Victimization Scale – PVS e PVF”. Os dados recolhidos permitiram concluir, com base na análise e tratamento dos mesmos, que grande parte das crianças foi alvo de comportamentos agressivos, nomeadamente ao nível da agressividade verbal e social. Poucas crianças da amostra se assumiram enquanto agressoras mas, aquelas que o fizeram, admitem que a forma de agressão mais comum é física, nomeadamente dar pontapés.The following report includes a discussion about supervised teaching practices, in an internship context, and an investigation whose theme emerged from the will to know, in a more profound way, the victimization and aggressiveness behaviors between peers, due to the observation of the occurrence of the such episodes in a pedagogic practice context. In order to realize the implemented practices critical reflection, which is extremely important in teaching profession and the improvement and perfecting of the same, material developed during the Masters were used, more specifically in an internship context, as well as to reference authors in education for a better reflection and introspection about the implemented practices and the knowledge and skills acquired. Empirically speaking, it was realized an investigation of descriptive nature, in which the actual study had the main objective of understanding the victimization and aggressiveness behaviors between peers from children that are in the 4th grade. Therefore, we tried to understand the way that 4th grade children are distributed through the behaviors and victimization and aggressiveness dimensions (physical, verbal, social and damage propriety, considering the “Peer Victimization Scale – PVS and PVF” questionnaire. The data collected allowed us to conclude, based on their analyses and treatment, that a great part of the children were subjected to aggressive behaviors, mainly verbal and social. Few children from the sample assumed themselves as aggressors but, those who did, admit that the most common form of aggression is physical, namely kicking.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMendes, Carla Maria FigueiredoAmante, Maria João orient.Magalhães, Cátia orient.2013-10-15T11:16:15Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1839porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.563083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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