Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Carla
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Allan Herison, Ferreira, Ana Carolina T.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/119247
Resumo: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
id RCAP_26eb9d80d98177f79eb20c4ed28ddf5c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/119247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivoHybridity and transmediality in the political communication of the Portuguese parties on Instagram and on television political journalismHybrid media systemsInstagramPolitical communicationPolitical journalismTelevision newsNoticiários TelevisivosComunicação PolíticaJornalismo PolíticoSistemas Mediáticos HíbridosCommunicationUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020Este artigo trabalha o hibridismo entre a comunicação política partidária digital e o jornalismo audiovisual. A proposta é relacionar a atividade comunicativa na rede social Instagram de 6 partidos portugueses com representação parlamentar (PS, PSD, BE, PCP, CDS e Chega), e dos respetivos líderes, com a cobertura jornalística da sua atividade realizada pelos 3 principais noticiários televisivos, respetivamente o Jornal da Noite (SIC), o Telejornal (RTP1), o Jornal das 8 (TVI) e o CM Jornal (CMTV). Analisamos a comunicação política e partidária na rede social e os enquadramentos noticiosos no jornalismo televisivo, identificando padrões na relação entre as duas plataformas. Exploramos a contaminação entre os discursos textuais e visuais dos vários partidos e os noticiários televisivos, relevando as principais estratégias retóricas ativadas no Instagram e as narrativas televisivas. O artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão das lógicas comunicativas dos partidos em ambiente digital e explicitar as transformações na cobertura da política pelos noticiários televisivos, integrados em sistemas mediáticos híbridos. This article focuses on the hybridism between political parties digital communication and audiovisual journalism. It proposes to relate the communicative activity in the Instagram social network of six Portuguese parties with parliamentary representation (PS, PSD, BE, PCP, CDS and Chega), and their respective leaders, with the journalistic coverage of their activity carried out by the three main TV news, respectively Jornal da Noite (SIC), Telejornal (RTP1), and Jornal das 8 (TVI). We analyzed the political and partisan communication in the social network and the news frameworks in television journalism, identifying patterns in the relationship between the two platforms. We explored the cross contamination between the textual and visual discourses of the various parties and the television news, highlighting the main rhetorical strategies activated in Instagram and the television narratives. The article aims to contribute to a better understanding of the communicative logics of the parties in a digital environment and to explicit the transformations in the coverage of politics by television newspapers, in hybrid media systems.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)RUNBaptista, CarlaFerreira, Allan HerisonFerreira, Ana Carolina T.C.2021-06-14T22:16:29Z2021-042021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/119247por1645-5681PURE: 31943986https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:01:46Zoai:run.unl.pt:10362/119247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:59.986162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
Hybridity and transmediality in the political communication of the Portuguese parties on Instagram and on television political journalism
title Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
spellingShingle Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
Baptista, Carla
Hybrid media systems
Instagram
Political communication
Political journalism
Television news
Noticiários Televisivos
Comunicação Política
Jornalismo Político
Sistemas Mediáticos Híbridos
Communication
title_short Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
title_full Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
title_fullStr Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
title_full_unstemmed Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
title_sort Hibridismo e transmedialidade na comunicação política dos partidos portugueses no Instagram e no jornalismo político televisivo
author Baptista, Carla
author_facet Baptista, Carla
Ferreira, Allan Herison
Ferreira, Ana Carolina T.C.
author_role author
author2 Ferreira, Allan Herison
Ferreira, Ana Carolina T.C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Carla
Ferreira, Allan Herison
Ferreira, Ana Carolina T.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Hybrid media systems
Instagram
Political communication
Political journalism
Television news
Noticiários Televisivos
Comunicação Política
Jornalismo Político
Sistemas Mediáticos Híbridos
Communication
topic Hybrid media systems
Instagram
Political communication
Political journalism
Television news
Noticiários Televisivos
Comunicação Política
Jornalismo Político
Sistemas Mediáticos Híbridos
Communication
description UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14T22:16:29Z
2021-04
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/119247
url http://hdl.handle.net/10362/119247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-5681
PURE: 31943986
https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138048538050560