Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana Isabel das Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23125
Resumo: Este estudo analisou o envolvimento dos/as estudantes na escola, a disrupção escolar e a relação destes com os resultados académicos de uma amostra de 391 alunos distribuídos pelos 5º, 6º, 7º e 9º Anos, de um Agrupamento TEIP. Foram aplicadas escalas de Envolvimento do/a Estudante na Escola e de Disrupção Escolar Professada, comparadas com os resultados médios dos alunos em função de género e ano de escolaridade. Os principais resultados sugerem que neste agrupamento TEIP os estudantes se apresentam como envolvidos e com níveis de disrupção residuais, que as raparigas são mais envolvidas e os rapazes mais disruptivos, que o envolvimento não apresenta um crescimento regular ao longo da escolaridade, sendo os resultados de 2.º ciclo mais elevados do que os do 3.º ciclo, e se encontra relacionado com sucesso académico, sendo os resultados da disrupção escolar constantes ao longo dos anos letivos, antecipando situações de insucesso e abandono escolar; Students engagement with school, school disruption and academic achievement: a study with students of a TEIP School Abstract: This work investigated the engagement of students with the school, school disruption and its relationship with academic achievement in a sample of 391 students distributed by 5th, 6th, 7th and 9th Grade, of a TEIP school. Scales of Engagement of Students at the School and School Disruption Professed were applied, and compared with the average results of students according to gender and grade. The main results suggested that in this TEIP school students present themselves as engaged with residual levels of disruption, that girls are more engaged and boys more disruptive, that engagement does not present a steady growth throughout schooling, and the results of 5th, 6th Grade are higher than 7th and 9th Grade, and are associated with academic success, and the results of school disruption are constant throughout the school years, anticipating situations of school failure and dropout.
id RCAP_26f80c07ba9a1eaac0e022d46d67ee7b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIPEnvolvimento do/a estudante na escolaDisrupção escolarResultados académicosTEIPEngagement of sutents with the schoolSchool disruptionAcademic resultsTEIPEste estudo analisou o envolvimento dos/as estudantes na escola, a disrupção escolar e a relação destes com os resultados académicos de uma amostra de 391 alunos distribuídos pelos 5º, 6º, 7º e 9º Anos, de um Agrupamento TEIP. Foram aplicadas escalas de Envolvimento do/a Estudante na Escola e de Disrupção Escolar Professada, comparadas com os resultados médios dos alunos em função de género e ano de escolaridade. Os principais resultados sugerem que neste agrupamento TEIP os estudantes se apresentam como envolvidos e com níveis de disrupção residuais, que as raparigas são mais envolvidas e os rapazes mais disruptivos, que o envolvimento não apresenta um crescimento regular ao longo da escolaridade, sendo os resultados de 2.º ciclo mais elevados do que os do 3.º ciclo, e se encontra relacionado com sucesso académico, sendo os resultados da disrupção escolar constantes ao longo dos anos letivos, antecipando situações de insucesso e abandono escolar; Students engagement with school, school disruption and academic achievement: a study with students of a TEIP School Abstract: This work investigated the engagement of students with the school, school disruption and its relationship with academic achievement in a sample of 391 students distributed by 5th, 6th, 7th and 9th Grade, of a TEIP school. Scales of Engagement of Students at the School and School Disruption Professed were applied, and compared with the average results of students according to gender and grade. The main results suggested that in this TEIP school students present themselves as engaged with residual levels of disruption, that girls are more engaged and boys more disruptive, that engagement does not present a steady growth throughout schooling, and the results of 5th, 6th Grade are higher than 7th and 9th Grade, and are associated with academic success, and the results of school disruption are constant throughout the school years, anticipating situations of school failure and dropout.Universidade de Évora2018-04-24T10:46:17Z2018-04-242014-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23125http://hdl.handle.net/10174/23125TID:201234130porDepartamento de Psicologiajinsoares@gmail.com681Soares, Joana Isabel das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:00.132672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
title Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
spellingShingle Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
Soares, Joana Isabel das Neves
Envolvimento do/a estudante na escola
Disrupção escolar
Resultados académicos
TEIP
Engagement of sutents with the school
School disruption
Academic results
TEIP
title_short Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_full Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_fullStr Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_full_unstemmed Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_sort Envolvimento dos estudantes na escola, disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com alunos de uma escola TEIP
author Soares, Joana Isabel das Neves
author_facet Soares, Joana Isabel das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Joana Isabel das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do/a estudante na escola
Disrupção escolar
Resultados académicos
TEIP
Engagement of sutents with the school
School disruption
Academic results
TEIP
topic Envolvimento do/a estudante na escola
Disrupção escolar
Resultados académicos
TEIP
Engagement of sutents with the school
School disruption
Academic results
TEIP
description Este estudo analisou o envolvimento dos/as estudantes na escola, a disrupção escolar e a relação destes com os resultados académicos de uma amostra de 391 alunos distribuídos pelos 5º, 6º, 7º e 9º Anos, de um Agrupamento TEIP. Foram aplicadas escalas de Envolvimento do/a Estudante na Escola e de Disrupção Escolar Professada, comparadas com os resultados médios dos alunos em função de género e ano de escolaridade. Os principais resultados sugerem que neste agrupamento TEIP os estudantes se apresentam como envolvidos e com níveis de disrupção residuais, que as raparigas são mais envolvidas e os rapazes mais disruptivos, que o envolvimento não apresenta um crescimento regular ao longo da escolaridade, sendo os resultados de 2.º ciclo mais elevados do que os do 3.º ciclo, e se encontra relacionado com sucesso académico, sendo os resultados da disrupção escolar constantes ao longo dos anos letivos, antecipando situações de insucesso e abandono escolar; Students engagement with school, school disruption and academic achievement: a study with students of a TEIP School Abstract: This work investigated the engagement of students with the school, school disruption and its relationship with academic achievement in a sample of 391 students distributed by 5th, 6th, 7th and 9th Grade, of a TEIP school. Scales of Engagement of Students at the School and School Disruption Professed were applied, and compared with the average results of students according to gender and grade. The main results suggested that in this TEIP school students present themselves as engaged with residual levels of disruption, that girls are more engaged and boys more disruptive, that engagement does not present a steady growth throughout schooling, and the results of 5th, 6th Grade are higher than 7th and 9th Grade, and are associated with academic success, and the results of school disruption are constant throughout the school years, anticipating situations of school failure and dropout.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12T00:00:00Z
2018-04-24T10:46:17Z
2018-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23125
http://hdl.handle.net/10174/23125
TID:201234130
url http://hdl.handle.net/10174/23125
identifier_str_mv TID:201234130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
jinsoares@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136622079377408