Trabalho colaborativo entre docentes do Instituto Politécnico de Benguela: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo, Joana Mekele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2951
Resumo: Investigações realizadas no âmbito do trabalho colaborativo docente têm salientado a importância deste como um dos fatores de mudança, desenvolvimento e melhoria das organizações escolares (Abelha & Machado, 2018; Alarcão & Canha, 2013; Alarcão & Roldão, 2008; Hargreaves, 1998). Neste sentido, a principal ambição do presente estudo é dar a conhecer as dinâmicas de trabalho colaborativo entre docentes do Instituto Politécnico de Benguela. De modo a dar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se três objetivos de investigação, designadamente: i) identificar as conceções de professores sobre o trabalho colaborativo docente; ii) caraterizar dinâmicas de trabalho que professores afirmam desenvolver iii) identificar fatores que poderão facilitar ou dificultar o desenvolvimento de trabalho colaborativo docente. A metodologia adotada neste trabalho assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2018 no Instituto Politécnico de Benguela. A principal técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário, adaptado de Abelha (2011) e Nogueira (2013) aplicado à totalidade dos 94 docentes, tendo sido validados 76 dos questionários respondidos. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados usada. Os principais resultados do estudo apontam para o predomínio do trabalho individual docente no Instituto Politécnico de Benguela. Revelam, ainda, que os docentes estão conscientes dos benefícios que a colaboração docente poderia trazer para o seu desenvolvimento profissional, manifestando vontade de vivenciarem mais oportunidades de desenvolverem trabalho colaborativo com os colegas.
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