COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL NA AFASIA PÓS-AVC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sónia Catarina Cabete de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9368
Resumo: As sequelas advindas do Acidente Vascular Cerebral dependem da extensão da lesão e da área atingida, sendo a afasia uma das sequelas mais comuns. A afasia carateriza-se por alterações de processos linguísticos de significação, com impacto na comunicação e repercussões de diversa ordem na vida do próprio e dos cuidadores informais, elementos-chave na vida e recuperação da pessoa com afasia. Revela-se, por isso, fundamental intervir, promovendo programas de formação para cuidadores informais, sobre comunicação acessível na afasia, promovendo a sua literacia e capacidade de cuidar. O objetivo, deste estudo, visa averiguar se a participação dos cuidadores informais num programa de formação sobre comunicação acessível na afasia, constitui um suporte efetivo no cuidar. Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com a participação de oito cuidadores informais de pessoa com afasia, internadas no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro- Rovisco Pais. Foram utilizados inquérito por questionário e por entrevista, para a recolha de dados e utilizada a análise de conteúdo para a sua interpretação. Todos os cuidadores confirmaram a necessidade de (in)formação sobre comunicação acessível e justificaram a sua pertinência. Após a conceção do programa de formação, que teve por base as necessidades identificadas pelos cuidadores informais, procedeu-se à sua implementação e posterior avaliação, ficando comprovados ganhos alcançados pelos participantes, que percecionam alteração positiva no seu desempenho de cuidar a pessoa com afasia. Conclui-se, que programas de (in)formação para cuidadores informais da pessoa com afasia, apresentam-se como estratégia que contribui para uma melhor literacia em saúde, constituindo-se um suporte efetivo no cuidar.
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