Níveis de análise no estudo da identidade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-33226 http://hdl.handle.net/10071/13652 |
Resumo: | Apresentamos, nesta comunicação, a continuação 220 do nosso trabalho de investigação teórica e empírica no âmbito da crítica ao modelo de Bristol, e que já abordámos no anterior Simpósio de Investigação Psicológica, através de uma discussão das implicações teóricas da integração do nível de análise ideológico no estudo da identidade social. A discussão é ilustrada com os resultados de uma experiência cujo design articula uma relação intergrupos estruturalmente assimétrica, a da construção social dos modos de ser masculino e feminino, com uma relação intergrupos conjunturalmente simétrica ou assimétrica, ou seja, a posição relativa dos grupos numa situação contextual e temporalmente limitada. Esta experiência permitiu-nos demonstrar que a identidade dos grupos dominantes se caracteriza pela independência em relação aos contextos, ou seja por um modo de ser, enquanto que a identidade dos grupos dominados se caracteriza pela dependência em relação aos contextos, ou seja, por um modo de estar. |
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Apresentamos, nesta comunicação, a continuação 220 do nosso trabalho de investigação teórica e empírica no âmbito da crítica ao modelo de Bristol, e que já abordámos no anterior Simpósio de Investigação Psicológica, através de uma discussão das implicações teóricas da integração do nível de análise ideológico no estudo da identidade social. A discussão é ilustrada com os resultados de uma experiência cujo design articula uma relação intergrupos estruturalmente assimétrica, a da construção social dos modos de ser masculino e feminino, com uma relação intergrupos conjunturalmente simétrica ou assimétrica, ou seja, a posição relativa dos grupos numa situação contextual e temporalmente limitada. Esta experiência permitiu-nos demonstrar que a identidade dos grupos dominantes se caracteriza pela independência em relação aos contextos, ou seja por um modo de ser, enquanto que a identidade dos grupos dominados se caracteriza pela dependência em relação aos contextos, ou seja, por um modo de estar. |
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