Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luís Miguel Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brazão, José Paulo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4467
Resumo: This article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education.
id RCAP_272d933a92bc69c6eac105cd34101219
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivosEvaluate potential and emerging learning environments beyond the objectivesEvaluar los entornos de aprendizaje potenciales y emergentes más allá de los objetivosAgencyEmerging environmentsLearningAssessmentSocial and emotional competenciesAgênciaAmbientes emergentesAprendizagemAvaliaçãoCompetências socioemocionais.Faculdade de Ciências SociaisThis article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education.Este artigo tem por finalidade refletir sobre a avaliação de ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes. Considera-se os ambientes de aprendizagem como fontes potenciais de desenvolvimento onde os aprendizes, enquanto membros integrantes desses contextos agem numa perspetiva construtivista. Conclui-se que a avaliação dos ambientes de aprendizagem deve procurar ultrapassar a limitação associada ao excessivo foco atribuído à eficiência do ensino, o que poderá ser concretizado por meio da inclusão, efetiva, do estudante no contexto. Reconhece-se também a importância que a agência assume nos ambientes de aprendizagem e sugere-se que os ambientes de aprendizagem potenciais ou emergentes procurem integrar uma conceção holística e inclusiva dos participantes. Refletir sobre o potencial que os contextos trazem à aprendizagem e à construção do conhecimento, pode despoletar novas formas de perceber as dinâmicas das relações sociais, a aprendizagem e a educação.Universidade Federal de Alagoas, Campus ArapiracaDigitUMaVieira, Luís Miguel SilvaBrazão, José Paulo Gomes2022-07-26T13:14:54Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4467porVieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks311363610.20952/jrks3113636info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:35.485793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
Evaluate potential and emerging learning environments beyond the objectives
Evaluar los entornos de aprendizaje potenciales y emergentes más allá de los objetivos
title Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
spellingShingle Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
Vieira, Luís Miguel Silva
Agency
Emerging environments
Learning
Assessment
Social and emotional competencies
Agência
Ambientes emergentes
Aprendizagem
Avaliação
Competências socioemocionais
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
title_full Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
title_fullStr Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
title_full_unstemmed Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
title_sort Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
author Vieira, Luís Miguel Silva
author_facet Vieira, Luís Miguel Silva
Brazão, José Paulo Gomes
author_role author
author2 Brazão, José Paulo Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luís Miguel Silva
Brazão, José Paulo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Agency
Emerging environments
Learning
Assessment
Social and emotional competencies
Agência
Ambientes emergentes
Aprendizagem
Avaliação
Competências socioemocionais
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Agency
Emerging environments
Learning
Assessment
Social and emotional competencies
Agência
Ambientes emergentes
Aprendizagem
Avaliação
Competências socioemocionais
.
Faculdade de Ciências Sociais
description This article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T13:14:54Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4467
url http://hdl.handle.net/10400.13/4467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks3113636
10.20952/jrks3113636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129954665889792