Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4467 |
Resumo: | This article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education. |
id |
RCAP_272d933a92bc69c6eac105cd34101219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivosEvaluate potential and emerging learning environments beyond the objectivesEvaluar los entornos de aprendizaje potenciales y emergentes más allá de los objetivosAgencyEmerging environmentsLearningAssessmentSocial and emotional competenciesAgênciaAmbientes emergentesAprendizagemAvaliaçãoCompetências socioemocionais.Faculdade de Ciências SociaisThis article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education.Este artigo tem por finalidade refletir sobre a avaliação de ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes. Considera-se os ambientes de aprendizagem como fontes potenciais de desenvolvimento onde os aprendizes, enquanto membros integrantes desses contextos agem numa perspetiva construtivista. Conclui-se que a avaliação dos ambientes de aprendizagem deve procurar ultrapassar a limitação associada ao excessivo foco atribuído à eficiência do ensino, o que poderá ser concretizado por meio da inclusão, efetiva, do estudante no contexto. Reconhece-se também a importância que a agência assume nos ambientes de aprendizagem e sugere-se que os ambientes de aprendizagem potenciais ou emergentes procurem integrar uma conceção holística e inclusiva dos participantes. Refletir sobre o potencial que os contextos trazem à aprendizagem e à construção do conhecimento, pode despoletar novas formas de perceber as dinâmicas das relações sociais, a aprendizagem e a educação.Universidade Federal de Alagoas, Campus ArapiracaDigitUMaVieira, Luís Miguel SilvaBrazão, José Paulo Gomes2022-07-26T13:14:54Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4467porVieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks311363610.20952/jrks3113636info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:35.485793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos Evaluate potential and emerging learning environments beyond the objectives Evaluar los entornos de aprendizaje potenciales y emergentes más allá de los objetivos |
title |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos |
spellingShingle |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos Vieira, Luís Miguel Silva Agency Emerging environments Learning Assessment Social and emotional competencies Agência Ambientes emergentes Aprendizagem Avaliação Competências socioemocionais . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos |
title_full |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos |
title_fullStr |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos |
title_full_unstemmed |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos |
title_sort |
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos |
author |
Vieira, Luís Miguel Silva |
author_facet |
Vieira, Luís Miguel Silva Brazão, José Paulo Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Brazão, José Paulo Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Luís Miguel Silva Brazão, José Paulo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agency Emerging environments Learning Assessment Social and emotional competencies Agência Ambientes emergentes Aprendizagem Avaliação Competências socioemocionais . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Agency Emerging environments Learning Assessment Social and emotional competencies Agência Ambientes emergentes Aprendizagem Avaliação Competências socioemocionais . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
This article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T13:14:54Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4467 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks3113636 10.20952/jrks3113636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129954665889792 |