Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.7458/SPP20209415891 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP20209415891 |
Resumo: | Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar. |
id |
RCAP_2731df6d626ee6e647bef34e0713d14d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15891 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em PortugalEducación de élites y dimensión de la internacionalización en PortugalÉducation des élites et dimension de l’internationalisation au PortugalEducação de elites e a dimensão da internacionalização em PortugalArtigosPerante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.Given the current processes of a new global capitalism, the education of elites has been marked by changes that are producing a tension between homogenising and diversifying tendencies. The reference to the international takes on a whole range of meanings that this article seeks to reconstruct. Starting from a study of the education of elites and the internationalisation dimension at both the global level and in the Portuguese context, two case studies will be presented of international schools within the Lisbon region which are adopting different ways of constructing their school identity. Ante los actuales procesos de un nuevo capitalismo global, la educación de élites está marcada por transformaciones que producen un campo de tensión entre tendencias homogeneizadoras y heterogeneizadoras. La referencia a lo internacional adquiere, en ese escenario, un contenido de significado diverso, el cual se procura reconstruir en el presente artículo. Se parte de una caracterización de la educación de élites y de la dimensión de la internacionalización a nivel global y en el contexto portugués para presentar dos estudios de caso en colegios internacionales en la región de Lisboa, que corresponden a modalidades diferentes de construcción de la identidad escolar.Face aux processus actuels d’un nouveau capitalisme global, l’éducation des élites est marquée par des transformations, qui produisent des tensions entre les tendances homogénéisatrices et les tendances hétérogénéisatrices. Dans ce scénario, la référence à l’international acquiert différentes significations que le présent article cherche à reconstruire. À partir d’une caractérisation de l’éducation des élites et de la dimension de l’internationalisation à l’échelle mondiale et dans le contexte portugais, l’article présente deux études de cas réalisées dans des collèges internationaux situés dans la région de Lisbonne, qui correspondent à des modalités différentes de construction de leur identité scolaire. Face aux processus actuels d’un nouveau capitalisme global, l’éducation des élites est marquée par des transformations, qui produisent des tensions entre les tendances homogénéisatrices et les tendances hétérogénéisatrices. Dans ce scénario, la référence à l’international acquiert différentes significations que le présent article cherche à reconstruire. À partir d’une caractérisation de l’éducation des élites et de la dimension de l’internationalisation à l’échelle mondiale et dans le contexte portugais, l’article présente deux études de cas réalisées dans des collèges internationaux situés dans la région de Lisbonne, qui correspondent à des modalités différentes de construction de leur identité scolaire.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP20209415891por2182-79070873-6529Schippling, AnnePedro, AbrantesJoão, Teixeira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:01:25Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:01:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal Educación de élites y dimensión de la internacionalización en Portugal Éducation des élites et dimension de l’internationalisation au Portugal Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
title |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
spellingShingle |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal Schippling, Anne Artigos Schippling, Anne Artigos |
title_short |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
title_full |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
title_fullStr |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
title_full_unstemmed |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
title_sort |
Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal |
author |
Schippling, Anne |
author_facet |
Schippling, Anne Schippling, Anne Pedro, Abrantes João, Teixeira Lopes Pedro, Abrantes João, Teixeira Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Abrantes João, Teixeira Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schippling, Anne Pedro, Abrantes João, Teixeira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.7458/SPP20209415891 |
url |
https://doi.org/10.7458/SPP20209415891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-7907 0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822183179998461952 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.7458/SPP20209415891 |