A imagem de Cabo Verde na imprensa escrita portuguesa. A cobertura noticiosa dos jornais Diário de Notícias e Correio da Manhã (1991 – 2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cláudia Sofia Louro dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5949
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência Política
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spelling A imagem de Cabo Verde na imprensa escrita portuguesa. A cobertura noticiosa dos jornais Diário de Notícias e Correio da Manhã (1991 – 2011)DemocraciaJornalismoPolíticaPoderImagemCabo VerdeDemocracyJournalismPoliticsPowerImageCape VerdeDissertação de Mestrado em Ciência PolíticaNa actualidade, os media têm ganho cada vez mais importância, sobretudo, pela forma como ajudam na construção de imagens de diferentes realidades, neste caso concreto, de Cabo Verde. Para contextualizar o objecto de estudo desta dissertação, começamos por dar a conhecer as principais teorias que iniciaram o estudo dos media. Dos princípios do século XX até aos dias de hoje, muitos foram os investigadores a debruçar-se sobre a acção dos media e a sua influência sobre os indivíduos. Começando pela Escola de Chicago e centrando-nos na linha de pensamento (século XXI) que entende os media como um “Quarto Poder” procuramos compreender qual o papel que os meios de comunicação desempenham nas sociedades contemporâneas, tendo em especial atenção a forma como constroem “imagens” sobre a realidade de um país. Para muitos pensadores, os media são fundamentais no processo de construção da Democracia e constituem-se como fontes de poder graças à instituição da liberdade de imprensa e à autonomia do pensamento. No caso da imprensa escrita portuguesa, as referências à realidade cabo-verdiana têm sido várias e procuraremos compreender qual o tipo de abordagem que é feito à realidade daquele país para desse modo aferirmos a imagem de Cabo Verde que é construída pelos media nacionais.Nowadays, media has becoming more important than ever, especially, in a way that it helps in the construction of the image of different realities, in this specific case, Cape Verde. In order to contextualize the object of this study, we will start to let know the main theories that started the investigation about mass media. From the principles of the twentieth century to now, it was many the investigators that look into this matter and about the influence of media’s actions on individuals. Starting for Chicago School of Communication and centering our attention in the theory (21st century) that understands media as a “Fourth Power”, we will try to comprehend the role of media in contemporary societies, paying special attention to the way that media construct “images” about the reality of a country. To many intellectuals, media are fundamental in the process of construction of Democracy and it has become great source of power due to the institution of press freedom and to the autonomy of thought. In the case of portuguese press, the references to cape-verdian reality has been several and we will try to understand how media describes the reality of that country in order to gauge the image of Cape Verde that is constructed by national media.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasBalão, Sandra RodriguesRepositório da Universidade de LisboaReis, Cláudia Sofia Louro dos2013-09-05T10:32:08Z2013-05-152013-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:21.738854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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