Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13886
Resumo: O desenvolvimento das capacidades leitoras deve ser um dos objetivos principais dos educadores e professores. Este deve começar desde as primeiras idades e ser um processo contínuo, pois não se trata só de aprender a ler e a escrever mas também de interpretar e compreender o que se lê. Desta forma, contribui-se, no presente, para o desenvolvimento global do aluno mas, também, para formar, no futuro, cidadãos ativos e críticos na sociedade. O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 1.º ano de escolaridade, numa escola situada em Rio de Mouro. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada na instituição onde se realizou o estágio, foram promovidas diversas tarefas após a leitura dos poemas integrados no livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo. Estas atividades encontram-se enquadradas nas Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foram concebidas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos, nomeadamente para desenvolver o sentido estético e crítico neste género literário. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados observação, devidamente apontadas em notas de campo, e as entrevistas realizadas aos alunos da turma que esteve envolvida neste projeto.
id RCAP_2757e7356084296e57e79152c8823d00
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEBEnsino BásicoLiteraturaPoesiaPropostas de trabalho para texto líricoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO desenvolvimento das capacidades leitoras deve ser um dos objetivos principais dos educadores e professores. Este deve começar desde as primeiras idades e ser um processo contínuo, pois não se trata só de aprender a ler e a escrever mas também de interpretar e compreender o que se lê. Desta forma, contribui-se, no presente, para o desenvolvimento global do aluno mas, também, para formar, no futuro, cidadãos ativos e críticos na sociedade. O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 1.º ano de escolaridade, numa escola situada em Rio de Mouro. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada na instituição onde se realizou o estágio, foram promovidas diversas tarefas após a leitura dos poemas integrados no livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo. Estas atividades encontram-se enquadradas nas Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foram concebidas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos, nomeadamente para desenvolver o sentido estético e crítico neste género literário. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados observação, devidamente apontadas em notas de campo, e as entrevistas realizadas aos alunos da turma que esteve envolvida neste projeto.Moreira, CecíliaRepositório ComumMartins, Catarina2016-06-02T11:28:39Z2016-04-112016-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13886TID:201173786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:24.635757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
title Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
spellingShingle Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
Martins, Catarina
Ensino Básico
Literatura
Poesia
Propostas de trabalho para texto lírico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
title_full Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
title_fullStr Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
title_full_unstemmed Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
title_sort Educação Literária através do livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo: Implementação das Metas Curriculares do Português no 1.º ano do 1.ºCEB
author Martins, Catarina
author_facet Martins, Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Cecília
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Literatura
Poesia
Propostas de trabalho para texto lírico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Literatura
Poesia
Propostas de trabalho para texto lírico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O desenvolvimento das capacidades leitoras deve ser um dos objetivos principais dos educadores e professores. Este deve começar desde as primeiras idades e ser um processo contínuo, pois não se trata só de aprender a ler e a escrever mas também de interpretar e compreender o que se lê. Desta forma, contribui-se, no presente, para o desenvolvimento global do aluno mas, também, para formar, no futuro, cidadãos ativos e críticos na sociedade. O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 1.º ano de escolaridade, numa escola situada em Rio de Mouro. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada na instituição onde se realizou o estágio, foram promovidas diversas tarefas após a leitura dos poemas integrados no livro O Livro da Tila de Matilde Rosa Araújo. Estas atividades encontram-se enquadradas nas Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foram concebidas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências literárias dos alunos, nomeadamente para desenvolver o sentido estético e crítico neste género literário. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados observação, devidamente apontadas em notas de campo, e as entrevistas realizadas aos alunos da turma que esteve envolvida neste projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02T11:28:39Z
2016-04-11
2016-04-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13886
TID:201173786
url http://hdl.handle.net/10400.26/13886
identifier_str_mv TID:201173786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929190125568