Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Cristiana Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94499
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_276476877ff331a7fb3cd1e164695070
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de PenacovaInnovative educational environments and learning perspectives for the future in the development of skills for the 21st century: Intervention in Penacova Town HallAmbientes educativos inovadoresCompetênciasAprendizagemProjetos educativosCâmara Municipal de PenacovaInnovative educational environmentsCompetencesLearningEducational projectsPenacova Town HallRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA implementação de Ambientes Educativos Inovadores apresenta-se como fundamental para responder aos desafios de uma educação do futuro baseada no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício de uma cidadania plena. Os desafios com que as escolas se confrontam, acentuados pelo contexto de pandemia da COVID-19, salientam a necessidade de introdução de mudanças nos espaços de aprendizagem. Par tal é imprescindível que todos os meios se mobilizem, assumindo o poder local extrema relevância dada a proximidade e conhecimento da sua população.O presente relatório enquadra o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular na Câmara Municipal de Penacova, com a finalidade de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte apresenta uma breve contextualização teórica das atividades realizados ao longo do estágio curricular. A segunda parte carateriza a instituição de acolhimento, a Câmara Municipal de Penacova, e descreve as atividades e projetos desenvolvidos no decorrer do estágio curricular. Centra-se essencialmente, em dois projetos educativos interligados ao Projeto Realiza.te da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com a meta de Promoção do Sucesso Escolar e Redução do Insucesso e Abandono Escolar: o Programa de Implementação de Ambientes Educativos Inovadores – Projeto ‘’Aprender para o Futuro’’ e o Programa de Promoção de Consciência Fonológica. Salienta-se, ainda, e decorrente das alterações decorrentes da crise pandémica, a participação como membro da equipa de monitorização e de regulação do Plano para o Ensino à Distância (E@D) implementado no concelho.The implementation of Innovative Educational Environments is fundamental to respond to the challenges of a future education based on the development of competencies essential for the exercise of full citizenship. The challenges faced by schools, accentuated by the COVID-19 pandemic context, highlight the need to introduce changes in learning spaces. For this it is essential that all means mobilize, assuming the extreme local power relevance given the proximity and knowledge of its population.This report frames the work developed during the curricular internship at penacova city hall, with the purpose of obtaining the master's degree in educational sciences. This report is divided into two parts. The first part presents a brief theoretical contextualization of the activities carried out throughout the curricular stage. The second part characterizes the host institution, the Municipality of Penacova, and describes the activities and projects developed during the curricular internship. It focuses essentially on two educational projects linked to the Project Realiza.te of the Intermunicipal Community of the Region of Coimbra, with the goal of Promoting School Success and Reducing Failure and School Abandonment: the Program for the Implementation of Innovative Educational Environments - Project ''Learning for the Future'' and the Program for the Promotion of Phonological Awareness. It is also note, and due to the changes resulting from the crisis, participation as a member of the monitoring and regulation team of the Plan for Distance Learning (E@D) implemented in the municipality.2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94499http://hdl.handle.net/10316/94499TID:202710688porFerreira, Daniela Cristiana Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-14T09:08:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:10.651448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
Innovative educational environments and learning perspectives for the future in the development of skills for the 21st century: Intervention in Penacova Town Hall
title Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
spellingShingle Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
Ferreira, Daniela Cristiana Santos
Ambientes educativos inovadores
Competências
Aprendizagem
Projetos educativos
Câmara Municipal de Penacova
Innovative educational environments
Competences
Learning
Educational projects
Penacova Town Hall
title_short Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
title_full Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
title_fullStr Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
title_full_unstemmed Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
title_sort Ambientes educativos inovadores e perspetivas de aprendizagem para o futuro no desenvolvimento de competências para o século xxi: Intervenção na Câmara Municipal de Penacova
author Ferreira, Daniela Cristiana Santos
author_facet Ferreira, Daniela Cristiana Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Cristiana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes educativos inovadores
Competências
Aprendizagem
Projetos educativos
Câmara Municipal de Penacova
Innovative educational environments
Competences
Learning
Educational projects
Penacova Town Hall
topic Ambientes educativos inovadores
Competências
Aprendizagem
Projetos educativos
Câmara Municipal de Penacova
Innovative educational environments
Competences
Learning
Educational projects
Penacova Town Hall
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94499
http://hdl.handle.net/10316/94499
TID:202710688
url http://hdl.handle.net/10316/94499
identifier_str_mv TID:202710688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134027273207808