Análise estratégica e melhoria de um sistema logístico de carga - descarga, recorrendo à simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Hugo Ricardo Pires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/49547
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial
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spelling Análise estratégica e melhoria de um sistema logístico de carga - descarga, recorrendo à simulaçãoIndústria cimenteiraSimulaçãoLogísticaSimioSistema integrado de pesagemCement industrySimulationLogisticsIntegrated weighing systemEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialNa atualidade, a indústria cimenteira é um setor de atividade sobre pressão económica devido ao abrandamento do mercado da construção. O seu modo de funcionamento é caracterizado pela exploração de matérias-primas em volumes colossais, assim como, por agressivos processos de transformação. Consequentemente, o número de veículos necessários para gerir as movimentações entre fábricas e clientes é significativo. Por esse mesmo motivo, a gestão interna dos fluxos logísticos nas fábricas torna-se complicada. Considerando a importância deste fator, o presente trabalho tem como objetivo simular as movimentações internas da fábrica Cimpor, na Maia, em diferentes cenários: (i) a situação atual; (ii) cenário em capacidade máxima; (iii) cenário com chegada de um navio de matéria-prima; (iv) e cenário com propostas de melhoria. Foi utilizado o Simio software para a construção dos modelos. Para ser possível o processo de modelação, foi analisada literatura de logística, simulação e da própria indústria, de forma a compreender os processos e os comportamentos das fábricas. Os resultados obtidos sugerem que a fábrica de cimento da Maia sobrestima a sua capacidade e, neste cenário, não tem capacidade para processar o volume de camiões que procuram o cimento ensacado (área do armazém). Adicionando a chegada de um navio, o cenário repete-se. O fluxo gerado pelos camiões responsáveis pelo transporte da matéria-prima do navio para a fábrica faz com que não seja possível de processá-los na totalidade. Em contraste, os camiões cisterna, responsáveis pelo transporte de cimento a granel, são processados na sua totalidade em todos os cenários. A primeira proposta de melhoria sugere a negociação de janelas temporais com os clientes, de forma a normalizar a procura. Adicionalmente, é proposto um novo valor de capacidade máxima do número de camiões que podem ser aceites para o carregamento de material ensacado.Currently, the cement industry is a sector of activity on economics pressure due to the slowdown of the construction market. Its mode of operation is characterized by the exploitation of raw materials in huge volumes, as well as aggressive transformation processes. Consequently, the number of vehicles needed to manage the movements between factories and customers is significant. For this reason, the internal management of logistics flows in factories becomes complex. Considering the importance of this factor, the present work aims to simulate the internal movements of the Cimpor factory in Maia, in different scenarios: (i) current situation; (ii) scenario at full capacity; scenery with the arrival of a raw material ship; (iv) and a scenario with proposals for improvement. The Simio software was used for the construction of the models. To help the modeling process, literature was consulted in three different areas - logistics, simulation and cement industry itself to help the understanding of processes and behaviors inside the factories. The results suggest that the Maia cement plant overestimates its capacity and, in this scenario, it has no capacity to process the volume of trucks looking for bagged cement (warehouse area). Adding the arrival of a ship, the scene repeats itself. The flow generated by the lorries responsible for transporting the raw material from the ship to the factory makes it impossible to process them in full. In contrast, tanker trucks, responsible for transporting bulk cement, are processed in their entirety in all scenarios. The first improvement proposal suggests negotiating time windows with customers in order to normalize demand. Additionally, a new capacity value of the maximum number of trucks that can be accepted for loading of bagged material is proposed.Pereira, GuilhermeDias, Luis S.Universidade do MinhoVeloso, Hugo Ricardo Pires20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/49547por201810050info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:26:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:35.948321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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