Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/1306 |
Resumo: | Este estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article. |
id |
RCAP_276a151f6d6c83c4eb2d65c36b7fe6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/1306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuárioInovadoresJovens consumidoresModaVestuárioInnovatorsYoung consumersFashionClothingEste estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCardoso, Paulo RibeiroNovais, Liliana AndreiaCosta, Helda Sofia2010-02-26T12:04:57Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1306porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 50-58.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:07Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:49.974822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
title |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
spellingShingle |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário Cardoso, Paulo Ribeiro Inovadores Jovens consumidores Moda Vestuário Innovators Young consumers Fashion Clothing |
title_short |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
title_full |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
title_fullStr |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
title_full_unstemmed |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
title_sort |
Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário |
author |
Cardoso, Paulo Ribeiro |
author_facet |
Cardoso, Paulo Ribeiro Novais, Liliana Andreia Costa, Helda Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Novais, Liliana Andreia Costa, Helda Sofia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Paulo Ribeiro Novais, Liliana Andreia Costa, Helda Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovadores Jovens consumidores Moda Vestuário Innovators Young consumers Fashion Clothing |
topic |
Inovadores Jovens consumidores Moda Vestuário Innovators Young consumers Fashion Clothing |
description |
Este estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2010-02-26T12:04:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/1306 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/1306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 50-58. 1646-0502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554300272902144 |