Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Novais, Liliana Andreia, Costa, Helda Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1306
Resumo: Este estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article.
id RCAP_276a151f6d6c83c4eb2d65c36b7fe6ba
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/1306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuárioInovadoresJovens consumidoresModaVestuárioInnovatorsYoung consumersFashionClothingEste estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCardoso, Paulo RibeiroNovais, Liliana AndreiaCosta, Helda Sofia2010-02-26T12:04:57Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1306porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 50-58.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
title Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
spellingShingle Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
Cardoso, Paulo Ribeiro
Inovadores
Jovens consumidores
Moda
Vestuário
Innovators
Young consumers
Fashion
Clothing
title_short Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
title_full Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
title_fullStr Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
title_full_unstemmed Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
title_sort Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
author Cardoso, Paulo Ribeiro
author_facet Cardoso, Paulo Ribeiro
Novais, Liliana Andreia
Costa, Helda Sofia
author_role author
author2 Novais, Liliana Andreia
Costa, Helda Sofia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paulo Ribeiro
Novais, Liliana Andreia
Costa, Helda Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Inovadores
Jovens consumidores
Moda
Vestuário
Innovators
Young consumers
Fashion
Clothing
topic Inovadores
Jovens consumidores
Moda
Vestuário
Innovators
Young consumers
Fashion
Clothing
description Este estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-02-26T12:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/1306
url http://hdl.handle.net/10284/1306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 50-58.
1646-0502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301384317632512