Otimização da taxa de cumprimento do plano de produção no setor industrial da cortiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Bruno Ricardo Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23695
Resumo: No contexto empresarial, a satisfação do cliente desempenha um papel fundamental na continuidade das encomendas. Este estágio teve lugar numa empresa líder na indústria da cortiça, com o objetivo principal de reduzir o tempo de comunicação das datas de entrega das encomendas aos clientes, e garantir o cumprimento das mesmas. Para alcançar este objetivo, foram implementadas atividades que visam diminuir o tempo de execução de tarefas através de ações corretivas, e automatizar as tarefas diárias dos colaboradores do Planeamento. Inicialmente, foi desenvolvida uma ferramenta em Excel que informa os planeadores sobre as encomendas atrasadas ou replaneadas da semana anterior (N-1). Essa ferramenta possibilita a obtenção e partilha das informações destas encomendas através de e-mail, reduzindo assim o tempo necessário para obter e partilhar esses atrasos e replaneamentos. Além disso, foram realizadas análises e monitorização dos históricos das várias áreas industriais da empresa. Num segundo plano, abordou-se a demora na criação de códigos para novos clientes e materiais, implementando campos obrigatórios no SharePoint, uma plataforma de partilha de informação de encomendas entre o Serviço de Apoio ao Cliente e a área de Dados Mestre. Essa medida resultou numa diminuição do tempo necessário para criar códigos nos primeiros cinco meses de 2023, em cerca de 0,74 dias, com um aumento do número de pedidos de abertura de códigos. Existindo materiais que requerem mão-de-obra externa, foi necessário recolher os tempos médios de produção dos fornecedores, a fim de calcular o tempo total de produção, para cumprir com as datas de entrega fornecidas ao cliente. Os resultados quantitativos ainda não foram contabilizados devido à necessidade de obter um número suficiente de encomendas para ser possível avaliar a melhoria percentual no cumprimento das datas de entrega em comparação com anos anteriores. Desde 2021, um projeto liderado pelo Instituto Kaizen tem sido desenvolvido com o objetivo de criar uma ferramenta de planeamento automático de encomendas. No entanto, essa ferramenta apresentava alguns erros e a falta de um mapa de ocupação dos centros de trabalho na área de CCS. Foram identificados e comunicados todos os erros da ferramenta à consultora, o que resultou numa melhoria do planeamento das encomendas. Além disso, foi criado o mapa em falta, permitindo o planeamento de encomendas para essa área. No entanto, como essa ferramenta não está disponível online, encontra-se em stand by. Atualmente, os centros de trabalho da empresa possuem uma configuração incoerente, causando ociosidade das máquinas. Portanto, foi realizado um levantamento de cada centro e realizada a sua divisão com base em vários critérios. O ficheiro resultante está a ser analisado pelos diretores para que a divisão dos centros de trabalho seja implementada. Por fim, foi desenvolvido um algoritmo que, a partir de um ficheiro existente, determina as necessidades semanais de cada tipo de granulado. Assim, equipa de GMT encomenda as quantidades necessárias atempadamente, de forma a garantir a continuidade da produção.
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Essa ferramenta possibilita a obtenção e partilha das informações destas encomendas através de e-mail, reduzindo assim o tempo necessário para obter e partilhar esses atrasos e replaneamentos. Além disso, foram realizadas análises e monitorização dos históricos das várias áreas industriais da empresa. Num segundo plano, abordou-se a demora na criação de códigos para novos clientes e materiais, implementando campos obrigatórios no SharePoint, uma plataforma de partilha de informação de encomendas entre o Serviço de Apoio ao Cliente e a área de Dados Mestre. Essa medida resultou numa diminuição do tempo necessário para criar códigos nos primeiros cinco meses de 2023, em cerca de 0,74 dias, com um aumento do número de pedidos de abertura de códigos. Existindo materiais que requerem mão-de-obra externa, foi necessário recolher os tempos médios de produção dos fornecedores, a fim de calcular o tempo total de produção, para cumprir com as datas de entrega fornecidas ao cliente. Os resultados quantitativos ainda não foram contabilizados devido à necessidade de obter um número suficiente de encomendas para ser possível avaliar a melhoria percentual no cumprimento das datas de entrega em comparação com anos anteriores. Desde 2021, um projeto liderado pelo Instituto Kaizen tem sido desenvolvido com o objetivo de criar uma ferramenta de planeamento automático de encomendas. No entanto, essa ferramenta apresentava alguns erros e a falta de um mapa de ocupação dos centros de trabalho na área de CCS. Foram identificados e comunicados todos os erros da ferramenta à consultora, o que resultou numa melhoria do planeamento das encomendas. Além disso, foi criado o mapa em falta, permitindo o planeamento de encomendas para essa área. No entanto, como essa ferramenta não está disponível online, encontra-se em stand by. Atualmente, os centros de trabalho da empresa possuem uma configuração incoerente, causando ociosidade das máquinas. Portanto, foi realizado um levantamento de cada centro e realizada a sua divisão com base em vários critérios. O ficheiro resultante está a ser analisado pelos diretores para que a divisão dos centros de trabalho seja implementada. Por fim, foi desenvolvido um algoritmo que, a partir de um ficheiro existente, determina as necessidades semanais de cada tipo de granulado. Assim, equipa de GMT encomenda as quantidades necessárias atempadamente, de forma a garantir a continuidade da produção.In a business context, customer satisfaction plays a fundamental role in the continuity of orders. This internship took place in a leading company in the cork industry, with the main goal of reducing the time taken to communicate the delivery dates of orders to customers and to guarantee their achievement. To achieve this objective, activities were implemented to reduce task execution time through corrective actions and automate the Planning collaborators' daily tasks. Initially, an Excel tool was developed which informs the planners about the overdue or replanned orders from the previous week (N-1). This tool provides information about these orders via e-mail, reducing the time needed to obtain and share these delays and replans. Additionally, the analysis and follow-up of the historical data of the various industrial areas of the company were carried out. On a second level, the delay in creating codes for new customers and materials was resolved through the implementation of mandatory fields in SharePoint, the platform for sharing order information between Customer Service and the Master Data team. This measure resulted in a decrease in the time required to create codes in the first five months of 2023 by approximately 0.74 days, with an increase in the number of requests to open codes. As there are materials that require external labour, it was necessary to collect average production times from suppliers to calculate the total production time to meet the delivery dates provided to the customer. Quantitative results have not yet been accounted for due to the need to obtain enough orders to be able to assess the percentage improvement in meeting delivery dates compared to previous years. Since 2021, a project led by the Kaizen Institute was developed to create an automatic order planning tool. However, this tool had some errors and was missing a work center occupancy map in the CCS area. All the errors in the tool were identified and communicated to the consultant, which resulted in an improvement in the order planning. In addition, the missing map was created, allowing order planning for that area. However, as this tool is not available online, it is on standby. Currently, the company's work centers have an inconsistent configuration, causing the idleness of the machines. Therefore, a survey of each center and its division was carried out, based on several criteria.Pires, António ManuelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Bruno Ricardo Rodrigues2023-10-17T15:07:01Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23695TID:203367464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:53.059592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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