(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10348/12208 |
Resumo: | A presente investigação centrou-se na análise de Planos de Estudos e Estrutura Curricular de Licenciatura em Serviço Social na Espanha e em Portugal, particularmente nos cursos ofertados pela Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Dessa forma, na busca pela viabilidade de um estudo comparativo, optou-se por uma base de pesquisa bibliográfica, documental e de caráter qualitativo, que possibilitasse a análise de dados e conteúdo de documentos oficiais disponibilizados a fim de apreender a realidade da qual a problemática levantada faz parte. Desse modo, buscou-se compreender e identificar como as temáticas que envolvem género vem sendo desenvolvidas nesse primeiro ciclo académico, assim como também propor a reflexão sobre a importância desse debate para a formação profissional, pois apesar dos significativos avanços ao longo dos anos, se considera a necessidade de promover cada vez mais a inclusão de género na área do Serviço Social como a incorporação de unidades curriculares específicas e obrigatórias, além do desenvolvimento de atividades académicas como seminários, oficinas e palestras. No qual, se considera que possa a vir impulsionar a qualificação dessa categoria profissional comprometida com a transformação social na defesa da igualdade, liberdade, justiça social, garantia e viabilização de direitos. Para além disso, também se realizou a análise sobre a incorporação da perspectiva de género nas políticas públicas na área do Ensino Superior na Espanha e em Portugal, assim como um breve desdobramento dos últimos anos na União Europeia em seus significativos progressos em matéria de igualdade de género. |
id |
RCAP_276ef39d168eadcdd64c19f7b5ed07c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/12208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académicaIgualdade de GéneroServiço SocialA presente investigação centrou-se na análise de Planos de Estudos e Estrutura Curricular de Licenciatura em Serviço Social na Espanha e em Portugal, particularmente nos cursos ofertados pela Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Dessa forma, na busca pela viabilidade de um estudo comparativo, optou-se por uma base de pesquisa bibliográfica, documental e de caráter qualitativo, que possibilitasse a análise de dados e conteúdo de documentos oficiais disponibilizados a fim de apreender a realidade da qual a problemática levantada faz parte. Desse modo, buscou-se compreender e identificar como as temáticas que envolvem género vem sendo desenvolvidas nesse primeiro ciclo académico, assim como também propor a reflexão sobre a importância desse debate para a formação profissional, pois apesar dos significativos avanços ao longo dos anos, se considera a necessidade de promover cada vez mais a inclusão de género na área do Serviço Social como a incorporação de unidades curriculares específicas e obrigatórias, além do desenvolvimento de atividades académicas como seminários, oficinas e palestras. No qual, se considera que possa a vir impulsionar a qualificação dessa categoria profissional comprometida com a transformação social na defesa da igualdade, liberdade, justiça social, garantia e viabilização de direitos. Para além disso, também se realizou a análise sobre a incorporação da perspectiva de género nas políticas públicas na área do Ensino Superior na Espanha e em Portugal, assim como um breve desdobramento dos últimos anos na União Europeia em seus significativos progressos em matéria de igualdade de género.The present investigation focused on the analysis of Study Plans and Curriculum Structure of Degree in Social Work in Spain and Portugal, particularly in the courses offered by the University of Salamanca (USAL) and the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). Thus, in the search for the development of a comparative study, a bibliographical and documentary research base was chosen, of a qualitative nature, which allows the analysis of data and content of available official documents that allow apprehending the reality from which the problem raised it's part. Sought to understand and identify how the themes involving gender have been developed in this first academic cycle, as well as to propose a reflection on the importance of this debate for professional training, because despite the significant advances over the years, the need is considered to increasingly promote gender inclusion in the area of Social Work, such as the incorporation of specific and mandatory curricular units, in addition to the development of academic activities such as seminars, workshops and lectures. It is considered that it may boost the qualification of this professional category committed to social transformation in the defense of equality, freedom, social justice, guarantee and feasibility of rights. In addition, an analysis was also carried out on the incorporation of the gender perspective in public policies in Higher Education in Spain and Portugal, as well as a brief breakdown of recent years in the European Union in its significant progress in terms of gender equality.2024-03-04T16:13:44Z2023-10-12T00:00:00Z2023-10-122023-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12208porDepiante, Brenda Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T02:00:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:18.394035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
title |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
spellingShingle |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica Depiante, Brenda Machado Igualdade de Género Serviço Social |
title_short |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
title_full |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
title_fullStr |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
title_full_unstemmed |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
title_sort |
(Des)igualdade de Género e o Serviço Social: o processo evolutivo da qualificação académica |
author |
Depiante, Brenda Machado |
author_facet |
Depiante, Brenda Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Depiante, Brenda Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade de Género Serviço Social |
topic |
Igualdade de Género Serviço Social |
description |
A presente investigação centrou-se na análise de Planos de Estudos e Estrutura Curricular de Licenciatura em Serviço Social na Espanha e em Portugal, particularmente nos cursos ofertados pela Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Dessa forma, na busca pela viabilidade de um estudo comparativo, optou-se por uma base de pesquisa bibliográfica, documental e de caráter qualitativo, que possibilitasse a análise de dados e conteúdo de documentos oficiais disponibilizados a fim de apreender a realidade da qual a problemática levantada faz parte. Desse modo, buscou-se compreender e identificar como as temáticas que envolvem género vem sendo desenvolvidas nesse primeiro ciclo académico, assim como também propor a reflexão sobre a importância desse debate para a formação profissional, pois apesar dos significativos avanços ao longo dos anos, se considera a necessidade de promover cada vez mais a inclusão de género na área do Serviço Social como a incorporação de unidades curriculares específicas e obrigatórias, além do desenvolvimento de atividades académicas como seminários, oficinas e palestras. No qual, se considera que possa a vir impulsionar a qualificação dessa categoria profissional comprometida com a transformação social na defesa da igualdade, liberdade, justiça social, garantia e viabilização de direitos. Para além disso, também se realizou a análise sobre a incorporação da perspectiva de género nas políticas públicas na área do Ensino Superior na Espanha e em Portugal, assim como um breve desdobramento dos últimos anos na União Europeia em seus significativos progressos em matéria de igualdade de género. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-12T00:00:00Z 2023-10-12 2023-10-17 2024-03-04T16:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10348/12208 |
url |
https://hdl.handle.net/10348/12208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137796188798976 |