Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Pedro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22538
Resumo: Este trabalho decorre de um estudo de caso, numa escola secundária no norte de Moçambique, que analisou como se desenvolve a educação para a democracia em contexto escolar, conforme as orientações estabelecidas pelo Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Os sujeitos da pesquisa são alunos e professores da décima classe e o diretor da escola. As técnicas de recolha de dados foram a entrevista semi-estruturada, a observação de aulas, e a análise documental. Os resultados revelaram que, na generalidade, as práticas no quotidiano da escola estão mais viradas para o cumprimento dos programas de ensino e a transmissão de conteúdos, predominando a lógica da responsabilidade burocrática e a educação para a conformidade; o estudo demonstrou haver uma dissociação entre o plano das orientações para a ação e o plano da ação, sobretudo na maneira como os professores lidam com as questões relacionadas com a educação em valores democráticos e na forma como escola envolve os alunos na vida da escola. O estudo conclui que a escola tende mais a doutrinar os alunos, há pouco envolvimento direto dos alunos na tomada de decisões sobre os problemas da escola e não há organizações autónomas dos alunos.
id RCAP_277a2a11be0f3c9c690ddd1a15d1c0e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de MoçambiqueDemocratic practices in school: a case study at a secondary school in northern MozambiqueEducaçãoDemocraciaValoresParticipaçãoConformidadeEducationDemocracyValuesParticipationComplianceEste trabalho decorre de um estudo de caso, numa escola secundária no norte de Moçambique, que analisou como se desenvolve a educação para a democracia em contexto escolar, conforme as orientações estabelecidas pelo Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Os sujeitos da pesquisa são alunos e professores da décima classe e o diretor da escola. As técnicas de recolha de dados foram a entrevista semi-estruturada, a observação de aulas, e a análise documental. Os resultados revelaram que, na generalidade, as práticas no quotidiano da escola estão mais viradas para o cumprimento dos programas de ensino e a transmissão de conteúdos, predominando a lógica da responsabilidade burocrática e a educação para a conformidade; o estudo demonstrou haver uma dissociação entre o plano das orientações para a ação e o plano da ação, sobretudo na maneira como os professores lidam com as questões relacionadas com a educação em valores democráticos e na forma como escola envolve os alunos na vida da escola. O estudo conclui que a escola tende mais a doutrinar os alunos, há pouco envolvimento direto dos alunos na tomada de decisões sobre os problemas da escola e não há organizações autónomas dos alunos.This work stems from a case study in a secondary school in the northern Mozambique, which examined how develops the education for democracy in school context, in accordance with the guidelines laid down by the General Secondary Education Curricular Plan. The target population for this research include students and teachers of grade ten and the school director. Data collection techniques were the semi-structured interview, observation of lessons, and documentary analysis. This study showed that, in general, the daily practices in the school in study are more towards to the compliance of the educational programmes and the transmission of content; dominating, in this way, bureaucratic responsibility logic and education for compliance; the study demonstrated a dissociation between the guidelines for action and action plan, especially the way teachers deal with issues related to education in democratic values and the way the school involves students in the operation of the school. The study concludes that the school tends more to indoctrinate students, there is little direct involvement of students in decision-making about the problems of the school and absence of autonomous organizations of students.Universidade Católica de MoçambiqueVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarcelino, PedroMachado, Joaquim2017-07-17T09:19:04Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22538porMarcelino, Pedro, Machado, Joaquim (2015). Práticas democráticas na escola: Um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique. REID – Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento, 4 (2015), 1-142310-0036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:42:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:43.096912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
Democratic practices in school: a case study at a secondary school in northern Mozambique
title Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
spellingShingle Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
Marcelino, Pedro
Educação
Democracia
Valores
Participação
Conformidade
Education
Democracy
Values
Participation
Compliance
title_short Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
title_full Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
title_fullStr Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
title_full_unstemmed Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
title_sort Práticas democráticas na escola: um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique
author Marcelino, Pedro
author_facet Marcelino, Pedro
Machado, Joaquim
author_role author
author2 Machado, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Pedro
Machado, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Democracia
Valores
Participação
Conformidade
Education
Democracy
Values
Participation
Compliance
topic Educação
Democracia
Valores
Participação
Conformidade
Education
Democracy
Values
Participation
Compliance
description Este trabalho decorre de um estudo de caso, numa escola secundária no norte de Moçambique, que analisou como se desenvolve a educação para a democracia em contexto escolar, conforme as orientações estabelecidas pelo Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Os sujeitos da pesquisa são alunos e professores da décima classe e o diretor da escola. As técnicas de recolha de dados foram a entrevista semi-estruturada, a observação de aulas, e a análise documental. Os resultados revelaram que, na generalidade, as práticas no quotidiano da escola estão mais viradas para o cumprimento dos programas de ensino e a transmissão de conteúdos, predominando a lógica da responsabilidade burocrática e a educação para a conformidade; o estudo demonstrou haver uma dissociação entre o plano das orientações para a ação e o plano da ação, sobretudo na maneira como os professores lidam com as questões relacionadas com a educação em valores democráticos e na forma como escola envolve os alunos na vida da escola. O estudo conclui que a escola tende mais a doutrinar os alunos, há pouco envolvimento direto dos alunos na tomada de decisões sobre os problemas da escola e não há organizações autónomas dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-07-17T09:19:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22538
url http://hdl.handle.net/10400.14/22538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marcelino, Pedro, Machado, Joaquim (2015). Práticas democráticas na escola: Um estudo de caso numa escola secundária no norte de Moçambique. REID – Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento, 4 (2015), 1-14
2310-0036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131879650099200