Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2207
Resumo: O número 2 da Revista Digital Imagens da Cultura / Cultura das Imagens resulta da cooperação entre o Laboratório de Antropologia Visual, Grupo de Investigação do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta e a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual que tem como finalidade “a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento, na área do ensino, educação e cultura, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública”. Os textos apresentados neste número da Revista Digital ICCI resultam das comunicações apresentadas na 1ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, reformuladas para publicação e revistos por pares abordando os seguintes temas: 1) Caleidoscópio de imagens – cinema nas escolas em que se apresentaram reflexões a partir de pontos de vista diversificados - históricos, filosóficos e sociológicos, antropológicos, económicos, tecnológicos, sobre a escola como realidade plural, objeto de múltiplos olhares, procurando-se estabelecer o diálogo (interdisciplinar) entre estes. 2) Práticas de cinema na escola - desenvolvem-se na escola múltiplas práticas de cinema – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendeu-se debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola, desde o jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos e emoções. 3) Interculturalidades, Migrações e Turismo no cinema - As migrações e as relações entre culturas perpassam de formas muito diversificadas no cinema. O cinema é uma arte do movimento das imagens, das pessoas que o fazem, das pessoas que nele são representadas. Pretendeu-se problematizar o modo como as migrações, o turismo e a interculturalidade têm despertado a atenção da produção audiovisual. Como é que as migrações e a interculturalidade são representadas no cinema? Em que medida as imagens (visuais e o imaginário global) trazem contributos conceptuais e metodológicos para perspetivar os desafios da interculturalidade? 4) Cinema, novas narrativas e novas tecnologias - O cinema é um processo mutante. Na sua história centenária incorporou novas narrativas, muitas mudanças tecnológicas, na organização da produção, no financiamento. No entanto, nunca como na época atual as mudanças foram tão rápidas e tão profundas. Perguntamo-nos o que muda e persiste no cinema e no pós-cinema, no cinema com as novas tecnologias, no cinema digital, interativo ou nos vídeo jogos como prolongamento ou continuidade do cinema, ou no homem e no imaginário representado nas imagens tecnológicas? Que mudanças no modo de fazer os filmes, de ver os filmes ou de criar ou recriar os imaginários? Foi esta a temática que trouxe mais contributos para a presente publicação.
id RCAP_2780a6a0ec5078aa7ccb5d15afd0472c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das ImagensCinema na escolaCaleidoscópio de imagensInterculturalidadesTurismoMigraçõesCinemaNovas narrativasNovas tecnologiasO número 2 da Revista Digital Imagens da Cultura / Cultura das Imagens resulta da cooperação entre o Laboratório de Antropologia Visual, Grupo de Investigação do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta e a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual que tem como finalidade “a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento, na área do ensino, educação e cultura, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública”. Os textos apresentados neste número da Revista Digital ICCI resultam das comunicações apresentadas na 1ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, reformuladas para publicação e revistos por pares abordando os seguintes temas: 1) Caleidoscópio de imagens – cinema nas escolas em que se apresentaram reflexões a partir de pontos de vista diversificados - históricos, filosóficos e sociológicos, antropológicos, económicos, tecnológicos, sobre a escola como realidade plural, objeto de múltiplos olhares, procurando-se estabelecer o diálogo (interdisciplinar) entre estes. 2) Práticas de cinema na escola - desenvolvem-se na escola múltiplas práticas de cinema – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendeu-se debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola, desde o jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos e emoções. 3) Interculturalidades, Migrações e Turismo no cinema - As migrações e as relações entre culturas perpassam de formas muito diversificadas no cinema. O cinema é uma arte do movimento das imagens, das pessoas que o fazem, das pessoas que nele são representadas. Pretendeu-se problematizar o modo como as migrações, o turismo e a interculturalidade têm despertado a atenção da produção audiovisual. Como é que as migrações e a interculturalidade são representadas no cinema? Em que medida as imagens (visuais e o imaginário global) trazem contributos conceptuais e metodológicos para perspetivar os desafios da interculturalidade? 4) Cinema, novas narrativas e novas tecnologias - O cinema é um processo mutante. Na sua história centenária incorporou novas narrativas, muitas mudanças tecnológicas, na organização da produção, no financiamento. No entanto, nunca como na época atual as mudanças foram tão rápidas e tão profundas. Perguntamo-nos o que muda e persiste no cinema e no pós-cinema, no cinema com as novas tecnologias, no cinema digital, interativo ou nos vídeo jogos como prolongamento ou continuidade do cinema, ou no homem e no imaginário representado nas imagens tecnológicas? Que mudanças no modo de fazer os filmes, de ver os filmes ou de criar ou recriar os imaginários? Foi esta a temática que trouxe mais contributos para a presente publicação.CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta, Fundação para a Ciência e tecnologia e AO NORTE – Associação de Produção e Animação AudiovisualUniversidade AbertaCEMRIRepositório AbertoRibeiro, José2012-12-06T11:34:08Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2207porRibeiro, José, ed. - "Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens" [Em linha]. ISSN 2182-4622. Vol. 1, nº 2 (Maio 2012), 218 p.2182-4622info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:41Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:49.478357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
title Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
spellingShingle Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
Ribeiro, José
Cinema na escola
Caleidoscópio de imagens
Interculturalidades
Turismo
Migrações
Cinema
Novas narrativas
Novas tecnologias
title_short Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
title_full Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
title_fullStr Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
title_full_unstemmed Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
title_sort Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens
author Ribeiro, José
author_facet Ribeiro, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, José
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema na escola
Caleidoscópio de imagens
Interculturalidades
Turismo
Migrações
Cinema
Novas narrativas
Novas tecnologias
topic Cinema na escola
Caleidoscópio de imagens
Interculturalidades
Turismo
Migrações
Cinema
Novas narrativas
Novas tecnologias
description O número 2 da Revista Digital Imagens da Cultura / Cultura das Imagens resulta da cooperação entre o Laboratório de Antropologia Visual, Grupo de Investigação do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta e a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual que tem como finalidade “a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento, na área do ensino, educação e cultura, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública”. Os textos apresentados neste número da Revista Digital ICCI resultam das comunicações apresentadas na 1ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, reformuladas para publicação e revistos por pares abordando os seguintes temas: 1) Caleidoscópio de imagens – cinema nas escolas em que se apresentaram reflexões a partir de pontos de vista diversificados - históricos, filosóficos e sociológicos, antropológicos, económicos, tecnológicos, sobre a escola como realidade plural, objeto de múltiplos olhares, procurando-se estabelecer o diálogo (interdisciplinar) entre estes. 2) Práticas de cinema na escola - desenvolvem-se na escola múltiplas práticas de cinema – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendeu-se debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola, desde o jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos e emoções. 3) Interculturalidades, Migrações e Turismo no cinema - As migrações e as relações entre culturas perpassam de formas muito diversificadas no cinema. O cinema é uma arte do movimento das imagens, das pessoas que o fazem, das pessoas que nele são representadas. Pretendeu-se problematizar o modo como as migrações, o turismo e a interculturalidade têm despertado a atenção da produção audiovisual. Como é que as migrações e a interculturalidade são representadas no cinema? Em que medida as imagens (visuais e o imaginário global) trazem contributos conceptuais e metodológicos para perspetivar os desafios da interculturalidade? 4) Cinema, novas narrativas e novas tecnologias - O cinema é um processo mutante. Na sua história centenária incorporou novas narrativas, muitas mudanças tecnológicas, na organização da produção, no financiamento. No entanto, nunca como na época atual as mudanças foram tão rápidas e tão profundas. Perguntamo-nos o que muda e persiste no cinema e no pós-cinema, no cinema com as novas tecnologias, no cinema digital, interativo ou nos vídeo jogos como prolongamento ou continuidade do cinema, ou no homem e no imaginário representado nas imagens tecnológicas? Que mudanças no modo de fazer os filmes, de ver os filmes ou de criar ou recriar os imaginários? Foi esta a temática que trouxe mais contributos para a presente publicação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06T11:34:08Z
2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2207
url http://hdl.handle.net/10400.2/2207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, José, ed. - "Revista Digital - Imagens da Cultura/Cultura das Imagens" [Em linha]. ISSN 2182-4622. Vol. 1, nº 2 (Maio 2012), 218 p.
2182-4622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
CEMRI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
CEMRI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135006476468224