O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6879 |
Resumo: | Este estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano lectivo. Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples, aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si associado. Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística, para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12). Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão deste. |
id |
RCAP_27833cc78e1d1d67abfc38dd0632d2d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismoGraffitiGraffiti StencilWriterManifestação artísticaArte urbanaCultura visualVandalismoEste estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano lectivo. Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples, aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si associado. Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística, para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12). Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão deste.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRocha, MargaridaRepositório ComumSantos, Sandra dos2014-10-28T15:21:14Z2010-072010-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:59.593148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
title |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
spellingShingle |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo Santos, Sandra dos Graffiti Graffiti Stencil Writer Manifestação artística Arte urbana Cultura visual Vandalismo |
title_short |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
title_full |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
title_fullStr |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
title_full_unstemmed |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
title_sort |
O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismo |
author |
Santos, Sandra dos |
author_facet |
Santos, Sandra dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Margarida Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandra dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graffiti Graffiti Stencil Writer Manifestação artística Arte urbana Cultura visual Vandalismo |
topic |
Graffiti Graffiti Stencil Writer Manifestação artística Arte urbana Cultura visual Vandalismo |
description |
Este estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano lectivo. Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples, aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si associado. Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística, para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12). Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão deste. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07 2010-07-01T00:00:00Z 2014-10-28T15:21:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6879 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135325911515136 |