“Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Joana Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82442
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_27960c1d26612a2f45dde97d6db9a305
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”"Extraordinary Hours: Television as a Vehicle of Culture"CulturaRepresentaçãoTelevisãoSociedadeMediaCultureRepresentationTelevisionSocietyMediaRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasConsiderando a cultura na sua “categoria social”, é objectivo deste trabalho esclarecer a forma como a televisão, através de uma comunicação mediada, pode determinar a definição de “cultura popular”. Neste sentido, é importante considerar a relação entre cultura e sociedade e, consequentemente, a relação entre os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, e a cultura. Entender o poder representativo da linguagem e da comunicação mediada na sociedade e no individuo, são também objectivos deste trabalho, uma vez que, é através da linguagem que se formula a comunicação mediada que permite a relação entre o público e a sociedade. Desta forma, neste trabalho serão exploradas as formas como a televisão representa a realidade social e auxilia o individuo na construção da sua percepção de cultura. Trata-se de uma análise das práticas jornalísticas no contexto do programa “Horas Extraordinárias” que é divulgado pelo canal RTP3, na rede pública de televisão nacional. Uma reflexão que partirá do princípio que um programa cultural, no contexto da rede pública de televisão, deve servir o “interesse público” e realizar uma divulgação diversificada das produções culturais a nível nacional e internacional Assim, tendo como base questões mediáticas da representação e, partindo do princípio de que os medias são criadores de imagens culturais e estereótipos, este trabalho será uma análise da forma como a televisão realiza a divulgação de produções culturais, através do programa “Horas Extraordinárias”. Desta forma, neste trabalho será também considerada a maneira como o programa “Horas Extraordinárias” aplica práticas e normas do jornalismo na divulgação de cultura de forma a entender se este é um programa de entretenimento ou um programa informativo.Considering culture in its "social category", it is the purpose of this paper to clarify how television, through mediated communication, can determine the definition of "popular culture". In this sense, it is important to consider the relationship between culture and society and, consequently, the relationship between the mass media, especially television, and culture. Understanding the representative power of language and mediated communication in society and the individual, are also objectives of this work, since it is through language that formulates mediated communication that allows the relationship between the public and society. In this way, this work will explore the ways in which television represents social reality and assists the individual in the construction of their perception of culture. This is an analysis of the journalistic practices in the context of the program "Extraordinary Hours" that is published by the RTP3 channel, in the national public television network. A reflection that will assume that a cultural program in the context of the public television network should serve the "public interest" and carry out a diversified dissemination of cultural productions at national and international level. Thus, based on media issues of representation and, assuming that the media are creators of cultural images and stereotypes, this work will be an analysis of the way in which television transmits cultural productions through the "Extraordinary Hours" program. Thus, this work will also consider how the "Extraordinary Hours" program applies journalism practices and norms in the dissemination of culture in order to understand whether this is an entertainment program or an information program.2018-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82442http://hdl.handle.net/10316/82442TID:202044947porCosta, Maria Joana Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:11:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:20.793007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
"Extraordinary Hours: Television as a Vehicle of Culture"
title “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
spellingShingle “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
Costa, Maria Joana Oliveira da
Cultura
Representação
Televisão
Sociedade
Media
Culture
Representation
Television
Society
Media
title_short “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
title_full “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
title_fullStr “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
title_full_unstemmed “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
title_sort “Horas Extraordinárias: A Televisão como Veículo de Cultura”
author Costa, Maria Joana Oliveira da
author_facet Costa, Maria Joana Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Joana Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Representação
Televisão
Sociedade
Media
Culture
Representation
Television
Society
Media
topic Cultura
Representação
Televisão
Sociedade
Media
Culture
Representation
Television
Society
Media
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82442
http://hdl.handle.net/10316/82442
TID:202044947
url http://hdl.handle.net/10316/82442
identifier_str_mv TID:202044947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133936214867968