A estratégia da COFCO International no comércio global agrícola e o processo de internacionalização para Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bóia, Fábio Jani Dias Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30882
Resumo: A China tem vindo, gradualmente, a investir na internacionalização do seu país, da sua moeda, da sua cultura e das suas empresas nacionais. A internacionalização de empresas nacionais, sobretudo as estatais, estão fortemente associadas a indústrias de recursos naturais estratégicos e importantes para a sua população. A presente dissertação tem como objetivo analisar a estratégia de internacionalização da COFCO, uma multinacional estatal chinesa e dando como prioridade de análise, uma das suas subsidiárias, a COFCO International. Esta subsidiária tem como a sua área de negócio principal o trading de produtos agroalimentares de elevada relevância para a China como a soja, milho, açúcar, café e algodão, com grande parte a ser produzida na América do Sul. Estes produtos, além de serem fundamentais à vida quotidiana da sociedade chinesa, uma sociedade cada vez com maior poder de compra e dieta diversificada, são também importantes num panorama global. Ao assegurar a cadeia de abastecimento, a China aumenta a sua influência e reputação global. Nesta dissertação é igualmente estabelecida uma ponte obrigatória entre Portugal e China, pois a COFCO International tem estabelecido em Matosinhos um Centro de Excelência responsável por importantes tarefas administrativas a nível global. Por fim, e como análise final, consideramos que a COFCO é uma peça estratégica para combater a insegurança alimentar na China, um tópico de segurança nacional. Não obstante, a multinacional não descura do seu principal negócio, o trading à escala global nos mais variados mercados e com os mais diversos clientes.
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