A Interação dos Professores com Pais de Crianças com Deficiência Mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/900 |
Resumo: | Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática da relação e interacção que o professor de educação especial e do ensino regular desenvolve com as famílias de crianças com deficiência mental, uma reflexão contextualizada ao nível da escolaridade mínima obrigatória, pretendendo que suscite algumas interrogações. Equacionando as relações entre os professores/ actores das organizações que são a escola e as famílias, esta escola, por vezes geradora de conflitos, que se pretende que apele à compreensão mútua e a uma co-responsabilização no processo educativo da criança com deficiência mental. Uma relação cuja dinâmica, embora tenha por base um grupo com particularidades específicas se inscreve num momento de mudança e inovação que se pretende traduzida numa relação eficiente e positiva entre família e escola. Esta mudança só será produtiva e geradora de sucesso se a encararmos enquanto processo partilhado. Própria de uma organização flexível e que pretendemos inclusiva. Constitui objectivo deste estudo analisar a interacção dos professores de educação especial e do ensino regular em famílias de crianças com deficiência mental, suas práticas e procedimentos profissionais. |
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