Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6707 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Ensino de Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2013/2014, o presente relatório descreve uma experiência pedagógica realizada na Escola S/3 S. Pedro, distrito de Vila Real, cujo projeto pedagógico incidiu na produção e utilização de audiovisuais, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial podcasts e vídeo, tendo como objeto final produzir conteúdos vinculados ao projeto “WRT São Pedro”. As ferramentas web 2.0/3.0 viabilizaram o desenvolvimento de novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa que podem integrar propostas pedagógicas interessantes no estímulo da criatividade e espírito crítico dos alunos, bem como fomentar o trabalho cooperativo e colaborativo na web. É ainda relatada a experiência da lecionação, em ano de implementação das novas metas curriculares de TIC, para os 7.º e 8.º anos de escolaridade, do ambiente de programação gráfica Scratch, que faz parte da meta curricular Produção P8, com apresentação de resultados e apreciações dos alunos, e a experiência de lecionação da disciplina de Aplicações Informáticas B, do 12.º ano de escolaridade. |
id |
RCAP_279edbadf01fa83f2b8bab46fc54cf9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da InformáticaInformáticaEnsinoAudiovisuaisTelevisãoWeb rádioNo âmbito do Mestrado em Ensino de Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2013/2014, o presente relatório descreve uma experiência pedagógica realizada na Escola S/3 S. Pedro, distrito de Vila Real, cujo projeto pedagógico incidiu na produção e utilização de audiovisuais, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial podcasts e vídeo, tendo como objeto final produzir conteúdos vinculados ao projeto “WRT São Pedro”. As ferramentas web 2.0/3.0 viabilizaram o desenvolvimento de novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa que podem integrar propostas pedagógicas interessantes no estímulo da criatividade e espírito crítico dos alunos, bem como fomentar o trabalho cooperativo e colaborativo na web. É ainda relatada a experiência da lecionação, em ano de implementação das novas metas curriculares de TIC, para os 7.º e 8.º anos de escolaridade, do ambiente de programação gráfica Scratch, que faz parte da meta curricular Produção P8, com apresentação de resultados e apreciações dos alunos, e a experiência de lecionação da disciplina de Aplicações Informáticas B, do 12.º ano de escolaridade.In the context of the Master in Teaching of Informatics of 3RD Cycle of primary and Secondary Education, carried out during the academic year of 2013/2014, the present report describes a pedagogical experience performed at S/3 S. Pedro School, district of Vila Real, whose teaching project focused on the production and use of audiovisual media, using the Web 2.0 technologies, in particular podcasts and video, having as goal end produce content linked to the project “Web Rádio e TV São Pedro”. The tools web 2.0/3.0 made possible the development of new forms of communication, expression and speech to the educational community, that can integrate interesting pedagogical proposals in the stimulus of creativity and critical spirit of the students, as well as promote cooperative and collaborative work on the web. It's even reported the teaching experience in a year of implementation of the new ICT curriculum goals, for 7th and 8th year of schooling, with the graphical programming environment Scratch, which is part of the curricular goal “Production P8”, with presentation of results and assessments of students, and the teaching experince of Aplicações Informáticas (B), on the 12th year of schooling.2016-10-28T14:12:48Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6707porFerreira, Bruno Orlando Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:25.884819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
title |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
spellingShingle |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática Ferreira, Bruno Orlando Sousa Informática Ensino Audiovisuais Televisão Web rádio |
title_short |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
title_full |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
title_fullStr |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
title_full_unstemmed |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
title_sort |
Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática |
author |
Ferreira, Bruno Orlando Sousa |
author_facet |
Ferreira, Bruno Orlando Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bruno Orlando Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Ensino Audiovisuais Televisão Web rádio |
topic |
Informática Ensino Audiovisuais Televisão Web rádio |
description |
No âmbito do Mestrado em Ensino de Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2013/2014, o presente relatório descreve uma experiência pedagógica realizada na Escola S/3 S. Pedro, distrito de Vila Real, cujo projeto pedagógico incidiu na produção e utilização de audiovisuais, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial podcasts e vídeo, tendo como objeto final produzir conteúdos vinculados ao projeto “WRT São Pedro”. As ferramentas web 2.0/3.0 viabilizaram o desenvolvimento de novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa que podem integrar propostas pedagógicas interessantes no estímulo da criatividade e espírito crítico dos alunos, bem como fomentar o trabalho cooperativo e colaborativo na web. É ainda relatada a experiência da lecionação, em ano de implementação das novas metas curriculares de TIC, para os 7.º e 8.º anos de escolaridade, do ambiente de programação gráfica Scratch, que faz parte da meta curricular Produção P8, com apresentação de resultados e apreciações dos alunos, e a experiência de lecionação da disciplina de Aplicações Informáticas B, do 12.º ano de escolaridade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-10-28T14:12:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6707 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137098412851200 |