O design de informação e o seu ensino em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20169 |
Resumo: | Tese de Doutoramento em Design, com a especialização em Design apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor. |
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O design de informação e o seu ensino em PortugalDesignComunicaçãoDesign de informaçãoEnsino do design de informaçãoDesignCommunicationInformation designTeaching information designTese de Doutoramento em Design, com a especialização em Design apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.O design de informação tem as suas origens em diferentes áreas onde as pessoas foram reconhecendo a necessidade de uma melhor, mais eficaz e mais clara apresentação das informações visuais. Definido como uma arte e uma ciência que prepara a informação para ser usada pelos seres humanos de forma eficaz, o seu principal objetivo é garantir a efetividade das comunicações. As práticas que utiliza são comuns às utilizadas no design de comunicação, na psicologia cognitiva, na pesquisa de fatores humanos, no design industrial e em todas as áreas que acrescentam conhecimentos sobre o modo como os seres humanos adquirem e compreendem a informação, e os meios de comunicação através dos quais ela é transmitida. No entanto, como área emergente, o design de informação é cada vez mais reconhecido pela especificidade com que trata os processos de informação e pelo modo como utiliza as suas tecnologias. O ensino do design de informação tem sido, consequentemente, convocado pela necessidade da sua aprendizagem como disciplina com princípios próprios, geradora de uma nova profissão. A existência de uma oferta alargada de cursos específicos em design de informação revela o empenho e o compromisso que diferentes sistemas de ensino, em diferentes países, têm dedicado a esta área de estudos. Este estudo pretende identificar de que modo o ensino em Portugal acompanha esta tendência. Quisemos saber se o design de informação é ensinado nos cursos superiores de design em Portugal, ainda que com diferentes designações ou interpretações. Para isso investigámos, numa primeira fase, se os conteúdos relativos ao design de informação estão a ser ensinados como curso, área de investigação, unidade curricular ou parte dela, através da análise dos curricula dos cursos de design e dos programas educativos em vigor no ensino português. Confirmada a existência dessa área de estudos, particularmente presente nos cursos de design de comunicação, quisemos então saber o que está a ser ensinado e de que modo. Para isso reunimos, num encontro nacional, um grupo de quarenta docentes que lecionam esta área de estudos, representando dezoito instituições de ensino universitário e politécnico. A riqueza de informações decorrentes desse encontro permitiu identificar, por análise e comparação, procedimentos, conteúdos, metodologias e objetivos de ensino, assim como analisar resultados através de exemplos de trabalhos dos alunos. Pudemos encontrar nesses resultados matéria para propor um conjunto de recomendações que pretende disponibilizar informação organizada sobre o tema, desde conteúdos a metodologias de ensino comuns. Este estudo permitiu-nos também o reconhecimento da existência de um grupo de docentes particularmente envolvidos e interessados nesta área, com quem num futuro próximo podemos vir a trabalhar na criação de um currículo próprio para o ensino do design de informação, que certamente se refletirá na consolidação da área disciplinar em Portugal.ABSTRACT: Information design has its origins in different areas where, somehow, people have been recognizing the need for a better, more effective and clearer presentation of visual information. Defined as an art and a science that prepares information so that it can be used by humans effectively, its main objective is to ensure the effectiveness of communications. The practices it uses are common to those used in communication design, cognitive psychology, human factor research, industrial design, and all areas that add knowledge about how humans assimilate and understand information and media through which it is transmitted.. However, as an emerging area of design, it is increasingly recognized for the specificity of information processes and the way it uses its technologies. The teaching of information design has therefore been summoned by the need for its learning as a discipline, with its own principles, which will give rise to a new profession. The existence of a broad offer of specific courses in information design reveals the effort and the commitment that different education systems in different countries have dedicated to this area of study. This study intends to identify how education in Portugal follows this trend. We wanted to know if information design is taught in top design courses in Portugal, albeit with different designations or interpretations. For this, we investigated, in a first stage, whether information design contents are being taught as a course, research area, curricular unit or part of it, through the analysis of curricula of design courses and educational programs in force in the Portuguese teaching. Having confirmed the existence of this area of study, particularly present in the courses of communication design, we wanted to know what is being taught and how. To this end, we gathered, in a national meeting, a group of forty teachers who teach this area of study, representing eighteen institutions of university and polytechnic education. The wealth of information resulting from this meeting allowed us to identify, through analysis and comparison, procedures, contents, methodologies and teaching objectives, as well as to analyze results through examples of students' work. We could find in these results justification to propose a set of recommendations that intends to provide organized information on the subject, from contents to common teaching methodologies. This study also allowed us to recognize the existence of a group of teachers who are particularly involved and interested in this area, with whom, in the near future, we can work on the creation of a curriculum for teaching information design that will certainly be reflected in consolidation of the disciplinary area in Portugal.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSilva, Fernando José Carneiro Moreira daRiobom, Maria de Lourdes Rodrigues de Victória, coorientadoraRepositório da Universidade de LisboaSilva, Sandra Cristina Gonçalves da2020-07-06T14:56:41Z2019-09-132019-09-13T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/20169TID:101615701porSILVA, Sandra Cristina Gonçalves da - O design de informação e o seu ensino em Portugal.- Lisboa: FA, 2019. Tese de Doutoramento.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:52:57Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/20169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:52:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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