Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, José Carlos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442
Resumo: O Presente do Indicativo é um tempo verbal que pode referir-se ao passado, ao próprio presente e ainda ao futuro. Tanto a nível oral como a nível escrito, este é dos tempos verbais mais utilizados. Iremos, ao longo deste estudo, analisar os valores semânticos do Presente do Indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito). Os principais objetivos são, por umlado, contribuir para a caracterização semântica deste tempo verbal e, por outro lado, verificar se há diferenças no uso deste tempo dentro do mesmo género, o jornalístico, mas em registos diferentes, oral e escrito. A pesquisa feita permitiu concluir que, nos dados analisados, as leituras mais frequentes do Presente do Indicativo são as de Pré-Presente e de Presente Real, ocorrendo com pouca frequência as interpretações do Presente com valor de Futuro, do Presente Habitual e do Presente Genérico. Observaram-se ainda outros valores que não surgem descritos na literatura: Presente com leitura de Presente Progressivo, Presente com uma interpretação próxima do Pretérito Perfeito Composto eum Presente que valida as situações em diferentes intervalos de tempo.
id RCAP_27c37428dd79d7703c8ee265d10b984f
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)O Presente do Indicativo é um tempo verbal que pode referir-se ao passado, ao próprio presente e ainda ao futuro. Tanto a nível oral como a nível escrito, este é dos tempos verbais mais utilizados. Iremos, ao longo deste estudo, analisar os valores semânticos do Presente do Indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito). Os principais objetivos são, por umlado, contribuir para a caracterização semântica deste tempo verbal e, por outro lado, verificar se há diferenças no uso deste tempo dentro do mesmo género, o jornalístico, mas em registos diferentes, oral e escrito. A pesquisa feita permitiu concluir que, nos dados analisados, as leituras mais frequentes do Presente do Indicativo são as de Pré-Presente e de Presente Real, ocorrendo com pouca frequência as interpretações do Presente com valor de Futuro, do Presente Habitual e do Presente Genérico. Observaram-se ainda outros valores que não surgem descritos na literatura: Presente com leitura de Presente Progressivo, Presente com uma interpretação próxima do Pretérito Perfeito Composto eum Presente que valida as situações em diferentes intervalos de tempo.FLUP | CLUP2019-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5442ElingUP : Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto; Vol. 7 N.º 2 (2018): ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto1647-40581647-4058reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442/5139Direitos de Autor (c) 2019 ElingUP : Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, José Carlos2022-12-02T11:36:48Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:19.131116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
title Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
spellingShingle Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
Barbosa, José Carlos
title_short Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
title_full Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
title_fullStr Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
title_full_unstemmed Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
title_sort Leituras semânticas do presente do indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito)
author Barbosa, José Carlos
author_facet Barbosa, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, José Carlos
description O Presente do Indicativo é um tempo verbal que pode referir-se ao passado, ao próprio presente e ainda ao futuro. Tanto a nível oral como a nível escrito, este é dos tempos verbais mais utilizados. Iremos, ao longo deste estudo, analisar os valores semânticos do Presente do Indicativo em notícias de rádio (oral) e notícias de jornais online (escrito). Os principais objetivos são, por umlado, contribuir para a caracterização semântica deste tempo verbal e, por outro lado, verificar se há diferenças no uso deste tempo dentro do mesmo género, o jornalístico, mas em registos diferentes, oral e escrito. A pesquisa feita permitiu concluir que, nos dados analisados, as leituras mais frequentes do Presente do Indicativo são as de Pré-Presente e de Presente Real, ocorrendo com pouca frequência as interpretações do Presente com valor de Futuro, do Presente Habitual e do Presente Genérico. Observaram-se ainda outros valores que não surgem descritos na literatura: Presente com leitura de Presente Progressivo, Presente com uma interpretação próxima do Pretérito Perfeito Composto eum Presente que valida as situações em diferentes intervalos de tempo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5442
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442
identifier_str_mv oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/5442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442
https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP/article/view/5442/5139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP | CLUP
publisher.none.fl_str_mv FLUP | CLUP
dc.source.none.fl_str_mv ElingUP : Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto; Vol. 7 N.º 2 (2018): ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto
1647-4058
1647-4058
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130607931883520