Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adélia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mesquita, Paulo, Gonçalves, Ana Cristina, Marques da Silva, José Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4328
Resumo: O principal objectivo deste estudo foi avaliar o potencial de imagens de alta resolução espacial (Quickbird) na identificação de espécies florestais para uma região do Alentejo (Portugal), utilizando o método de segmentação multiresolução e classificação digital orientada a objecto. Foi criada uma máscara para a vegetação com base no índice de vegetação NDVI, e obtida uma classificação com a área de coberto por espécie (Quercus Suber e Pinus Pinea). A detecção da vegetação foi determinada com elevado rigor, sendo a data das imagens um factor muito importante para o resultado. A classificação foi validada através de dados de campo, e foi calculada a matriz de confusão e o coeficiente Kappa. Considerou-se a identificação e separação entre as duas classes florestais dominantes (Quercus Suber e Pinus Pinea) e entre as três classe, as mesmas duas classes e outra que integra todos os restantes tipos de ocupação do solo. Os resultados foram satisfatórios, com Kappa de 79.3% e de 86,5 % respectivamente. Podemos concluir que a metodologia desenvolvida e os dados de alta resolução do satélite Quickbird produzem resultados satisfatórios para a identificação e separação das espécies florestais. A baixa resolução espectral deste satélite é compensada pela elevada resolução espacial e pela utilização de outros parâmetros de forma e de textura dos objectos individuais e entre objectos.
id RCAP_27c9171ce81e63b36199154e5ae2a16a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens QuickbirdSegmentation and Classification of Forest Types with Quickbird ImagesDetecção remotaQuickbirdsegmentação multiresoluçãoclassificação orientada a objectoO principal objectivo deste estudo foi avaliar o potencial de imagens de alta resolução espacial (Quickbird) na identificação de espécies florestais para uma região do Alentejo (Portugal), utilizando o método de segmentação multiresolução e classificação digital orientada a objecto. Foi criada uma máscara para a vegetação com base no índice de vegetação NDVI, e obtida uma classificação com a área de coberto por espécie (Quercus Suber e Pinus Pinea). A detecção da vegetação foi determinada com elevado rigor, sendo a data das imagens um factor muito importante para o resultado. A classificação foi validada através de dados de campo, e foi calculada a matriz de confusão e o coeficiente Kappa. Considerou-se a identificação e separação entre as duas classes florestais dominantes (Quercus Suber e Pinus Pinea) e entre as três classe, as mesmas duas classes e outra que integra todos os restantes tipos de ocupação do solo. Os resultados foram satisfatórios, com Kappa de 79.3% e de 86,5 % respectivamente. Podemos concluir que a metodologia desenvolvida e os dados de alta resolução do satélite Quickbird produzem resultados satisfatórios para a identificação e separação das espécies florestais. A baixa resolução espectral deste satélite é compensada pela elevada resolução espacial e pela utilização de outros parâmetros de forma e de textura dos objectos individuais e entre objectos.2012-01-27T12:18:37Z2012-01-272010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4328http://hdl.handle.net/10174/4328porSousa, A. M. O., Mesquita, P. A., Gonçalves, A. C., Marques da Silva, J. R. (2010). Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird. IX Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, Curitiba, Paraná (Brasil), 19-21 Outubro de 2010.2178-8634ICAAMasousa@uevora.ptpaulomesquita00@gmail.comacag@uevora.ptjmsilva@uevora.pt211Sousa, AdéliaMesquita, PauloGonçalves, Ana CristinaMarques da Silva, José Rafaelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:19.989999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
Segmentation and Classification of Forest Types with Quickbird Images
title Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
spellingShingle Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
Sousa, Adélia
Detecção remota
Quickbird
segmentação multiresolução
classificação orientada a objecto
title_short Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
title_full Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
title_fullStr Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
title_full_unstemmed Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
title_sort Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird
author Sousa, Adélia
author_facet Sousa, Adélia
Mesquita, Paulo
Gonçalves, Ana Cristina
Marques da Silva, José Rafael
author_role author
author2 Mesquita, Paulo
Gonçalves, Ana Cristina
Marques da Silva, José Rafael
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adélia
Mesquita, Paulo
Gonçalves, Ana Cristina
Marques da Silva, José Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Detecção remota
Quickbird
segmentação multiresolução
classificação orientada a objecto
topic Detecção remota
Quickbird
segmentação multiresolução
classificação orientada a objecto
description O principal objectivo deste estudo foi avaliar o potencial de imagens de alta resolução espacial (Quickbird) na identificação de espécies florestais para uma região do Alentejo (Portugal), utilizando o método de segmentação multiresolução e classificação digital orientada a objecto. Foi criada uma máscara para a vegetação com base no índice de vegetação NDVI, e obtida uma classificação com a área de coberto por espécie (Quercus Suber e Pinus Pinea). A detecção da vegetação foi determinada com elevado rigor, sendo a data das imagens um factor muito importante para o resultado. A classificação foi validada através de dados de campo, e foi calculada a matriz de confusão e o coeficiente Kappa. Considerou-se a identificação e separação entre as duas classes florestais dominantes (Quercus Suber e Pinus Pinea) e entre as três classe, as mesmas duas classes e outra que integra todos os restantes tipos de ocupação do solo. Os resultados foram satisfatórios, com Kappa de 79.3% e de 86,5 % respectivamente. Podemos concluir que a metodologia desenvolvida e os dados de alta resolução do satélite Quickbird produzem resultados satisfatórios para a identificação e separação das espécies florestais. A baixa resolução espectral deste satélite é compensada pela elevada resolução espacial e pela utilização de outros parâmetros de forma e de textura dos objectos individuais e entre objectos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01T00:00:00Z
2012-01-27T12:18:37Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4328
http://hdl.handle.net/10174/4328
url http://hdl.handle.net/10174/4328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, A. M. O., Mesquita, P. A., Gonçalves, A. C., Marques da Silva, J. R. (2010). Segmentação e classificação de tipologias florestais a partir de imagens Quickbird. IX Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, Curitiba, Paraná (Brasil), 19-21 Outubro de 2010.
2178-8634
ICAAM
asousa@uevora.pt
paulomesquita00@gmail.com
acag@uevora.pt
jmsilva@uevora.pt
211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136476080898048