O grupo nominal como indicador de qualidade textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Andreia Filipa Narciso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14440
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_27d3916ed08c22700ecb4bb984fa6cd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14440
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O grupo nominal como indicador de qualidade textualEscritaSequência didácticaGrupo nominalQualidade textualInvestigação acçãoNominal groupTextual qualityWritingDidactic sequenceAction-researchRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório apresentado é constituído por duas partes correlacionadas: i) descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB e ii) estudo empírico, desenvolvido no 1.º CEB. O estudo empírico decorreu da análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, enquadrando-se a temática no projeto de investigação Desenvolvimento e Qualidade textual – O que mudou em duas décadas? (DeQ20). Foi seguido um percurso de investigação-ação, concretizado através de uma diagnose inicial, seguida da operacionalização de uma sequência didática e finalizada por uma avaliação final. A recolha de dados nas várias etapas foi feita através da observação direta e da análise documental. A problemática definida para investigação foi O Grupo Nominal como indicador de qualidade textual, definindo-se como objetivos gerais: A) comparar as produções dos alunos no reconto de “O Pássaro Verde”, de Alice Vieira, com dois corpora (2000 e 2019); B) compreender a viabilidade da aplicação de uma Sequência Didática, como indutor da expansão do grupo nominal; C) desenvolver as competências de produção escrita; D) e caracterizar a qualidade textual das produções dos alunos. Os resultados apontam para a influência da composição dos grupos nominais presentes no texto modelo narrativo na constituição destas estruturas nos recontos feitos pelos alunos, contrastando com os textos descritivos, nos quais, de um modo geral, os grupos nominais foram mais reduzidos e menos ricos. A sequência didática como indutor da expansão e diversificação dos grupos nominais revelou-se adequada, uma vez que, globalmente, se verificou uma maior eficácia descritiva, garantida pela expansão do grupo nominal. Registaram-se progressos na produção escrita, nas etapas de planificação e textualização, ficando o impacto da intervenção sobre a etapa da revisão aquém do esperado. Pode concluir-se que o Grupo Nominal é, de facto, um indicador de qualidade textual, potenciando a eficácia descritiva incluída nas produções textuais.ABSTRACT This report consists of two correlated parts: i) description, critical and comparative analysis of the practices developed in the 1st and 2nd cycles and ii) empirical study, developed in the 1st cycle. The empirical study resulted from the analysis of the students' weaknesses and potentialities, being the theme framed in the research project Development and Textual Quality - What has changed in two decades? (DeQ20). An action-research path was followed, materialised through an initial diagnosis, followed by the operationalisation of a didactic sequence and finalised by a final assessment. Data collection in the various stages was made through direct observation and document analysis. The defined problematic defined for research was The Nominal Group as an indicator of textual quality, defining as general objectives: A) to compare the students' productions in the retelling of "O Pássaro Verde", by Alice Vieira, with two corpora (2000 and 2019); B) to understand the feasibility of the application of a Didactic Sequence, as an inducer of the expansion of the nominal group; C) to develop written production skills; D) and to characterize the textual quality of the students' productions. The results point to the influence of the composition of the nominal groups present in the narrative model text in the constitution of these structures in the retellings made by the students, contrasting with the descriptive texts, in which, in general, the nominal groups were more reduced and less rich. The didactic sequence as an inducer for the expansion and diversification of nominal groups proved to be appropriate, since, overall, there was greater descriptive efficacy, guaranteed by the expansion of the nominal group. Improvements in writing production regarding planning and textualization stages were recorded, but the impact of the intervention on the revision stage fell short of expectation. It can be concluded that the Nominal Group is, in fact, an indicator of textual quality, enhancing the descriptive efficacy included in textual productions.Ferreira, PatríciaRCIPLSeabra, Andreia Filipa Narciso2022-03-11T12:06:14Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14440TID:202931692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.872934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O grupo nominal como indicador de qualidade textual
title O grupo nominal como indicador de qualidade textual
spellingShingle O grupo nominal como indicador de qualidade textual
Seabra, Andreia Filipa Narciso
Escrita
Sequência didáctica
Grupo nominal
Qualidade textual
Investigação acção
Nominal group
Textual quality
Writing
Didactic sequence
Action-research
title_short O grupo nominal como indicador de qualidade textual
title_full O grupo nominal como indicador de qualidade textual
title_fullStr O grupo nominal como indicador de qualidade textual
title_full_unstemmed O grupo nominal como indicador de qualidade textual
title_sort O grupo nominal como indicador de qualidade textual
author Seabra, Andreia Filipa Narciso
author_facet Seabra, Andreia Filipa Narciso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Patrícia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Andreia Filipa Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Sequência didáctica
Grupo nominal
Qualidade textual
Investigação acção
Nominal group
Textual quality
Writing
Didactic sequence
Action-research
topic Escrita
Sequência didáctica
Grupo nominal
Qualidade textual
Investigação acção
Nominal group
Textual quality
Writing
Didactic sequence
Action-research
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-07-12T00:00:00Z
2022-03-11T12:06:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14440
TID:202931692
url http://hdl.handle.net/10400.21/14440
identifier_str_mv TID:202931692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494524248064