Lisgoa: a introdução do Sitar num contexto musical português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Paulo Jorge Martins de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10166
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Etnomusicologia
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spelling Lisgoa: a introdução do Sitar num contexto musical portuguêsLisgoaSitarAntónio ChaínhoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em EtnomusicologiaLisgoa: a introdução do sitar num contexto musical português trata de um estudo de caso de um projeto de disco e de espetáculo com a peculiaridade do autor do trabalho ter sido simultaneamente investigador e membro integrante do corpo musical que realizou o processo. Este caracterizou-se pela tentativa de introduzir a guitarra portuguesa em repertórios musicais de origem indiana com o objetivo de mostrar como este instrumento se pode libertar do seu repertório tradicional – o fado, e desta forma expandir as suas potencialidades e a versatilidade do artista António Chaínho. Simultaneamente assistimos ao inverso, ou seja, à introdução do sitar em repertórios portugueses e goeses, repertórios para os quais este instrumento não foi concebido. Esta situação levantou problemas de natureza musicológica que foram necessários ultrapassar. Estes problemas consistiram em colocar o sitar, feito para a performação de uma música de natureza modal, em contacto com repertórios tonais. As motivações para levar a cabo este trabalho, levantaram o pressuposto de que o sitar é o representante de eleição da música indiana. Por outro lado, poderia este instrumento ser apenas o cordofone ideal do outro lado do mundo para contracenar com a guitarra portuguesa. Para compreender este pensamento, foram abordados corpos teóricos como o orientalismo, o pós-colonialismo, a world music e a performance, que segundo o autor ilustram as problemáticas adjacentes a este processo musical. Foi realizado trabalho terreno junto dos intervenientes deste processo musical com o intuito de obter dados respeitantes à verificação da hipótese do sitar ser um estereótipo da música indiana, assim como indagar sobre os conhecimentos e competências dos intervenientes sobre géneros musicais indianos, músicos e instrumentos musicais. A catalogação do Lisgoa como um trabalho de world music foi também um assunto discutido neste trabalho terreno.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSousa, Paulo Jorge Martins de2013-07-23T13:01:17Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:13:56Zoai:run.unl.pt:10362/10166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:13:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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