Autonomia e flexibilidade funcional: o caso das Ilhas de Produção na indústria de moldes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rui
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ribeiro, Joaquim Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4226
Resumo: A CASO (designação fictícia) iniciou a sua actividade na década de 1970 como fabricante de moldes para a injecção de peças em plástico, sendo a sua produção destinada maioritariamente ao mercado externo. A CASO dispõe de modernas tecnologias, que lhe permite a execução de moldes destinados a sectores industriais muito diversificados. A grande quantidade e diversidade das obras que a CASO possuía em carteira, obrigava a um enorme esforço de acompanhamento para cada encomenda no que se refere aos seus aspectos técnicos a estabelecer com os respectivos clientes e ao cumprimento dos prazos de entrega. Se o sistema organizativo da CASO se mostrou adequado até há alguns anos atrás em que a sua dimensão e volume de negócios era menor, constatava-se, entretanto, a existência de algumas dificuldades de gestão, de organização e de comunicação com os clientes de modo a corresponder a tais necessidades. Por outro lado, cada vez mais as exigências da procura se dirigiam no sentido de um maior encurtamento de prazos de entrega sem prejuízo de elevados índices de qualidade e preços concorrenciais, o que promove uma maior competitividade no sector e a necessidade imperiosa, como factor de sobrevivência, de a oferta se adaptar permanentemente às características do mercado. Era fundamental, por conseguinte, o apetrechamento da CASO com meios e sistemas que lhe permitissem obter:  Uma melhoria significativa no tempo de resposta às encomendas.  Uma maior flexibilidade técnica e organizacional de modo a corresponder à diversidade (características, prazos de entrega diferentes, etc.) das encomendas que lhe eram colocadas.  Uma maior optimização dos meios técnicos e tecnológicos disponíveis, tendo em vista a obtenção de significativos aumentos de produtividade.  Melhoria significativa das formas de comunicação com os clientes. Nesta perspectiva, procedeu-se a um diagnóstico aprofundado, tendo em vista atingir os objectivos enunciados. Neste texto, realça-se, designadamente, as dimensões respeitantes às variáveis técnica e social.
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