Forças Armadas Brasileiras : confiabilidade institucional e exposição mediática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalvi, Diogo Piassi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18899
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar fatores relacionados à imagem institucional, visando à criação de conhecimento válido para a composição de estratégias de assessoria à imprensa e distribuição de conteúdo de interesse do Ministério da Defesa do Brasil. Pretende identificar elementos implícitos na variação do índice de confiança nas Forças Armadas obtido nas pesquisas de opinião pública ICJBrasil e SIPS-Defesa Nacional, nos anos de 2010, 2011 e 2012, período em que o índice oscilou entre 60% e 75%. Busca amparo teórico nos estudos dos mass media que, juntamente com outras variáveis, buscam subsidiar as duas vertentes desta pesquisa, uma que trata dos efeitos duradouros, que atuam de forma cognitiva sobre os sistemas de conhecimentos que um indivíduo assume e estrutura de forma estável, e outra que verifica os efeitos a curto prazo relacionados à sua exposição contínua a material informativo. Baseado em temáticas predefinidas, pretende analisar o conteúdo publicado pelo jornal Folha de São Paulo e buscar relações com a variação do índice de confiança. Este procedimento objetiva identificar quais ações das Forças Armadas têm maior potencial de sensibilizar a sociedade e, com isso, fornecer subsídios para orientar e dimensionar campanhas de comunicação social no âmbito do Ministério da Defesa.
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