Forças Armadas Brasileiras : confiabilidade institucional e exposição mediática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18899 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar fatores relacionados à imagem institucional, visando à criação de conhecimento válido para a composição de estratégias de assessoria à imprensa e distribuição de conteúdo de interesse do Ministério da Defesa do Brasil. Pretende identificar elementos implícitos na variação do índice de confiança nas Forças Armadas obtido nas pesquisas de opinião pública ICJBrasil e SIPS-Defesa Nacional, nos anos de 2010, 2011 e 2012, período em que o índice oscilou entre 60% e 75%. Busca amparo teórico nos estudos dos mass media que, juntamente com outras variáveis, buscam subsidiar as duas vertentes desta pesquisa, uma que trata dos efeitos duradouros, que atuam de forma cognitiva sobre os sistemas de conhecimentos que um indivíduo assume e estrutura de forma estável, e outra que verifica os efeitos a curto prazo relacionados à sua exposição contínua a material informativo. Baseado em temáticas predefinidas, pretende analisar o conteúdo publicado pelo jornal Folha de São Paulo e buscar relações com a variação do índice de confiança. Este procedimento objetiva identificar quais ações das Forças Armadas têm maior potencial de sensibilizar a sociedade e, com isso, fornecer subsídios para orientar e dimensionar campanhas de comunicação social no âmbito do Ministério da Defesa. |
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Forças Armadas Brasileiras : confiabilidade institucional e exposição mediáticaForças ArmadasÍndice de confiançaMass mediaInstituições democráticasArmed ForcesConfidence indexDemocratic institutionsDomínio/Área Científica::HumanidadesEste trabalho tem por objetivo identificar fatores relacionados à imagem institucional, visando à criação de conhecimento válido para a composição de estratégias de assessoria à imprensa e distribuição de conteúdo de interesse do Ministério da Defesa do Brasil. Pretende identificar elementos implícitos na variação do índice de confiança nas Forças Armadas obtido nas pesquisas de opinião pública ICJBrasil e SIPS-Defesa Nacional, nos anos de 2010, 2011 e 2012, período em que o índice oscilou entre 60% e 75%. Busca amparo teórico nos estudos dos mass media que, juntamente com outras variáveis, buscam subsidiar as duas vertentes desta pesquisa, uma que trata dos efeitos duradouros, que atuam de forma cognitiva sobre os sistemas de conhecimentos que um indivíduo assume e estrutura de forma estável, e outra que verifica os efeitos a curto prazo relacionados à sua exposição contínua a material informativo. Baseado em temáticas predefinidas, pretende analisar o conteúdo publicado pelo jornal Folha de São Paulo e buscar relações com a variação do índice de confiança. Este procedimento objetiva identificar quais ações das Forças Armadas têm maior potencial de sensibilizar a sociedade e, com isso, fornecer subsídios para orientar e dimensionar campanhas de comunicação social no âmbito do Ministério da Defesa.This study aims to identify factors related to institutional image, seeking to create valid knowledge that can enhance the performance of the Press Office of the Brazilian Ministry of Defense. It aims to identify items that explain the variation in the index of confidence in the Armed Forces, obtained in the public opinion polls ICJBrasil and SIPS-National Defense in the years 2010, 2011 and 2012, during which the index fluctuated between 60% and 75%. The dissertation is grounded in mass media theories, namely in studies dealing with short term effects of exposure to information, and studies that focus on long term effects, which foresee the communication process as one that penetrates the individuals cognitive knowledge. Based on predefined themes, it analyzes the content published by the newspaper Folha de São Paulo, looking for connections between the coverage given by the paper to the Armed Forces and changes in the confidence index. This procedure aims to identify which actions of the Armed Forces have the greatest potential to be positively evaluated by society and thereby provide knowledge that can be used to design effective media campaigns under the Ministry of Defense.Ribeiro, Nelson CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDalvi, Diogo Piassi2016-01-11T16:37:36Z2015-11-1020152015-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18899TID:201279401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:24:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:46.759890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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