Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7698
Resumo: Tese de mestrado, Museologia e museografia, Universzidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2013
id RCAP_28165d933b9de0ab765eed11b6d3e53f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arteo Museu do Chiado e o Museu Calouste GulbenkianMuseu do ChiadoFundação Calouste Gulbenkian. MuseuMuseologiaCuradoriaArteMarketing da culturaComunicaçãoTese de mestrado, Museologia e museografia, Universzidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2013Both as owners of large collections of art and producers of culture, through the exhibitions each one stages, museums are key institutions in contemporary societies. Ever since their historical origins, more than two centuries ago, museums underwent a process of growing openness, democratization and massification, gathering new publics, made out of visitants and consumers of new artists and new art forms. In the dialogue with the society they are immersed in, museums had to reinvent and enlarge languages, instruments and strategies to become growingly visible and attractive, investing in what nowadays is already consolidated as cultural marketing. Originally created within the world of publicity and aimed at selling mass consumer products, marketing can and must be a part of the museum's communication with the public, and its basic importance is a given in any strategy of museum management. The present dissertation sets from the evolution of the concept of museum, and from some general context considerations on cultural marketing, the status of the work of art, the profiling of cultural consumers and museum visitants and the various supports of communications and marketing, to analyse the Portuguese situation, namely the practices of two distinct art museums, a public one (Museu Nacional de Arte Contemponmea - Museu do Chiado), and a private one (Museu da Funda<;:ffo Calouste Gulbenkian). Through the study of the communication and marketing strategies developed by both of them to publicize two art exhibitions - on the Portuguese painter Columbano Bordalo Pinheiro, in the former case, and on European Still-Life painting, in the latter case - the aim is to contribute to an enlarged portrait of the present situation, needs and advantages of cultural marketing as a privileged medium for arts and culture in PortugalMaio, Fernanda, 1968-Repositório da Universidade de LisboaSardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma2013-02-08T15:56:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegvideo/quicktimevideo/mpegvideo/mpeghttp://hdl.handle.net/10451/7698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.698536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
o Museu do Chiado e o Museu Calouste Gulbenkian
title Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
spellingShingle Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
Sardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma
Museu do Chiado
Fundação Calouste Gulbenkian. Museu
Museologia
Curadoria
Arte
Marketing da cultura
Comunicação
title_short Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
title_full Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
title_fullStr Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
title_sort Estratégias de comunicação e marketing de exposições nos museus de arte
author Sardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma
author_facet Sardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maio, Fernanda, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardica, Rita Paralta Curvelo Ribeiro Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Museu do Chiado
Fundação Calouste Gulbenkian. Museu
Museologia
Curadoria
Arte
Marketing da cultura
Comunicação
topic Museu do Chiado
Fundação Calouste Gulbenkian. Museu
Museologia
Curadoria
Arte
Marketing da cultura
Comunicação
description Tese de mestrado, Museologia e museografia, Universzidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-08T15:56:39Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7698
url http://hdl.handle.net/10451/7698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
audio/x-mpeg
audio/x-mpeg
audio/x-mpeg
video/quicktime
video/mpeg
video/mpeg
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217251061760