Rendibilidade da educação em Portugal: benefícios económicos e não económicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57033 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia |
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Rendibilidade da educação em Portugal: benefícios económicos e não económicosRendibilidade da educaçãoPortugalIndicadores econômicosIndicadores não pecuniáriosReturn of educationEconomic indicatorsNon pecuniary indicatorsCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaInicialmente a rendibilidade da educação era apenas vista através das competências adquiridas e desenvolvidas do individuo que investia na sua formação e através de melhores oportunidades de emprego e consequentemente, melhores salários. Com o aumento de estudos e interesse por esta área, a rendibilidade da educação ganhou duas novas amplitudes, a extensão destes ganhos econômicos para ganhos não econômicos (não pecuniários) e a transposição dos ganhos individuais para toda a sociedade. Em Portugal, a educação tem sido uma área que tem exigido muita atenção e investimento por parte do Governo devido ao seu atraso histórico, mas, em pleno século XX, o peso de ser um dos países da OCDE com a população menos escolarizada acabou por retardar os possíveis ganhos da educação. Com as metas delineadas no Portugal 2020, as medidas que foram tomadas ao longo dos últimos anos pelo Governo, resultaram na população mais escolarizada de sempre em Portugal. Assim, neste trabalho, é pretendido estudar alguns dos possíveis ganhos com este aumento da escolarização da população portuguesa, não só a nível do indivíduo mas a nível de toda a sociedade, analisando não só indicadores econômicas mas também não pecuniários.Initially returns to education were only seen through the skills acquired and developed by the individual who invested in their education and had better employment opportunities that, consequently, led to better salaries. With the increase of studies and interest in this area, the rendibilty of education has gained two new amplitudes, the extension of these economic gains for non-economic (non-pecuniary) gains and the transposition of individual gains for the whole society. In Portugal, education has been an area that has demanded much attention and investment from the Government due to its historical backwardness, but in the 20th century the weight of being one of the OECD countries with the less educated population has slowed down the possible gains of education. With the goals outlined in Portugal 2020, the measures taken over the past years by the Government have resulted in the most educated population ever in Portugal. So, in this work, we intend to study some of the possible gains from this increase in schooling of the Portuguese population, not only at the level of the individual but at the level of the whole society, analyzing not only economic indicators but also non pecuniary ones.Portela, MiguelSá, Carla Angélica da Silva Pinto deUniversidade do MinhoFernandes, Beatriz Leite20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57033por202025330info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:37:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:37:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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