A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Mamann Ferreira, Simone
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gesser, Marivete, Letícia Kempfer Böck, Geisa, Carvalho Leandro, Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.27998
Resumo: Esta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo. As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.
id RCAP_2822d2b24ed5665b106653ba4f3f35ae
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literaturaLa producción científica sobre capacitismo en la educación básica: Una revisión integrativa de literaturaA produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literaturaArtigosEsta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo. As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.This research aims to characterize the way in which ableism is reproduced in basic education and to identify contributions to the construction of anti-ableist educational practices. Data were obtained through an integrative review study that covered scientific articles and theoretical essays published in international and national journals between 2009 and 2020. The databases used to collect the publications were: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). The analysis was performed using a protocol structured by the author(s) containing general characteristics of the articles and content analysis. The emerging categories from the data collection were: 1) reproduction of ableism in basic education; 2) ableism as an intersectional experience, and 3) contributions to anti-ableist educational practices in basic education. It was concluded that ableism is present in the planning of activities and school curricula and the effect is to maintain several barriers that hinder access to knowledge and the participation of students with disabilities in basic education. Thus, the proposition and implementation of anti-ableist educational practices is necessary and urgent to guarantee the right to education of this population. It is essential that ableism is included as a topic to be discussed in teacher training, as well as in the production of knowledge for greater dissemination of the concept in society.Esta investigación tiene como objetivo caracterizar la forma en que se reproduce el capacitismo en la educación básica e identificar contribuciones para la construcción de prácticas educativas anticapacitistas. Los datos se obtuvieron a través de un estudio de revisión integradora que abarcó artículos científicos y ensayos teóricos publicados en revistas internacionales y nacionales entre 2009 y 2020. Las bases de datos utilizadas para el levantamiento de las publicaciones fueron: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (SCOPUS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) y Educational Resources Information Centre (ERIC). El análisis se realizó mediante un protocolo estructurado por los autores el cual contenía características más generales de los artículos y del análisis de contenido. Las categorías emergentes según la recolección de datos fueron: 1) reproducción del capacitismo en la educación básica; 2) capacitismo como una experiencia interseccional y 3) aportes a las prácticas educativas anticapacitistas en la educación básica. Se concluyó que el capacitismo está presente en la planificación de las actividades y currículos escolares y produce como consecuencia la manutención de varias barreras que dificultan el acceso al conocimiento y la participación de los estudiantes con discapacidad en la educación básica. De esa forma, la proposición e implementación de prácticas educativas anticapacitistas es necesaria y urgente para garantizar el derecho a la educación de esta población. Es fundamental que el capacitismo sea incluido como un tema a ser discutido en la formación docente, así como en la composición de la producción de conocimiento para una mayor difusión del concepto en la sociedad.Instituto de Educação - Universidade do Minho2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.27998por2183-04520871-9187De Mamann Ferreira, SimoneGesser, MariveteLetícia Kempfer Böck, GeisaCarvalho Leandro, Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-05T03:31:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:19.379299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
La producción científica sobre capacitismo en la educación básica: Una revisión integrativa de literatura
A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
title A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
spellingShingle A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
De Mamann Ferreira, Simone
Artigos
title_short A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
title_full A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
title_fullStr A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
title_sort A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura
author De Mamann Ferreira, Simone
author_facet De Mamann Ferreira, Simone
Gesser, Marivete
Letícia Kempfer Böck, Geisa
Carvalho Leandro, Gabriel
author_role author
author2 Gesser, Marivete
Letícia Kempfer Böck, Geisa
Carvalho Leandro, Gabriel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Mamann Ferreira, Simone
Gesser, Marivete
Letícia Kempfer Böck, Geisa
Carvalho Leandro, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Esta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo. As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.27998
url https://doi.org/10.21814/rpe.27998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131689389129728