Perfil psicomotor em crianças com e sem autismo: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Paula Mendes Augusto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2737
Resumo: O presente artigo “Perfil Psicomotor em Crianças com e sem Autismo - Um estudo comparativo” pretende diferenciar os perfis psicomotores de duas crianças: uma com autismo e outra com um desenvolvimento normativo e verificar a importância do conceito de psicomotricidade na avaliação da progressão das suas aprendizagens. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho é o estudo de caso comparativo (Yin, 2001). Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a BPM, (Fonseca, 2007) e questionário respondido pelos encarregados de educação das crianças envolvidas. Ao nível dos resultados, a criança com autismo apresentou um perfil psicomotor dispráxico (12,2 valores na BPM), o que corresponde a ligeiras dificuldades de aprendizagem e reflecte, em termos psiconeurológicos, dificuldades na integração e organização dos factores psicomotores, tendo repercussões negativas na sua capacidade de aprendizagem. A criança sem autismo revelou possuir um perfil psicomotor superior com 28 valores na BPM.
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