Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Pedro Alexandre Paiva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19326
Resumo: O presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado.
id RCAP_284550ae2e041a674899911b5276c935
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazzCurso profissional de instrumentista de jazzPianoJazzEnsino da músicaMétodoProfessional jazz instrumentalist courseMusic educationMethodO presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado.This work is part of the frequency of the Masters Programme in Music Teaching, Jazz – Piano variant, in two institutions of the Instituto Politécnico do Porto – ESMAE and ESE – and intends to be an auxiliary document for the pedagogical practice of jazz piano in the context of professional education. The object of study in this monograph arose from the need identified by the researcher to provide and synthesize information - conceptual and technical that is seen as a gap in the admission of most students to professional jazz teaching - and to be able to contribute with a document that supports the didactics, but also is a starting point for deepening and discussing this matter between professors and institutions. It begins with a brief contextualization of the institutions where class observation took place, followed by a chapter on supervised teaching practice – referring to instrument individual lessons and combo lessons; the third chapter presents the research project, where reflections on teaching strategies are intensified and practices and exercises, that aim to respond to the identified problem, are proposed.Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deGomes, PauloBarbosa, José CarlosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeves, Pedro Alexandre Paiva2022-01-05T17:32:23Z2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19326TID:202836100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:25.357828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
title Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
spellingShingle Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
Neves, Pedro Alexandre Paiva
Curso profissional de instrumentista de jazz
Piano
Jazz
Ensino da música
Método
Professional jazz instrumentalist course
Music education
Method
title_short Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
title_full Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
title_fullStr Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
title_full_unstemmed Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
title_sort Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
author Neves, Pedro Alexandre Paiva
author_facet Neves, Pedro Alexandre Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de
Gomes, Paulo
Barbosa, José Carlos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Pedro Alexandre Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Curso profissional de instrumentista de jazz
Piano
Jazz
Ensino da música
Método
Professional jazz instrumentalist course
Music education
Method
topic Curso profissional de instrumentista de jazz
Piano
Jazz
Ensino da música
Método
Professional jazz instrumentalist course
Music education
Method
description O presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
2021-12-21T00:00:00Z
2022-01-05T17:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19326
TID:202836100
url http://hdl.handle.net/10400.22/19326
identifier_str_mv TID:202836100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131482991624192