Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19326 |
Resumo: | O presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado. |
id |
RCAP_284550ae2e041a674899911b5276c935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19326 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazzCurso profissional de instrumentista de jazzPianoJazzEnsino da músicaMétodoProfessional jazz instrumentalist courseMusic educationMethodO presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado.This work is part of the frequency of the Masters Programme in Music Teaching, Jazz – Piano variant, in two institutions of the Instituto Politécnico do Porto – ESMAE and ESE – and intends to be an auxiliary document for the pedagogical practice of jazz piano in the context of professional education. The object of study in this monograph arose from the need identified by the researcher to provide and synthesize information - conceptual and technical that is seen as a gap in the admission of most students to professional jazz teaching - and to be able to contribute with a document that supports the didactics, but also is a starting point for deepening and discussing this matter between professors and institutions. It begins with a brief contextualization of the institutions where class observation took place, followed by a chapter on supervised teaching practice – referring to instrument individual lessons and combo lessons; the third chapter presents the research project, where reflections on teaching strategies are intensified and practices and exercises, that aim to respond to the identified problem, are proposed.Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deGomes, PauloBarbosa, José CarlosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeves, Pedro Alexandre Paiva2022-01-05T17:32:23Z2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19326TID:202836100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:25.357828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
title |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
spellingShingle |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz Neves, Pedro Alexandre Paiva Curso profissional de instrumentista de jazz Piano Jazz Ensino da música Método Professional jazz instrumentalist course Music education Method |
title_short |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
title_full |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
title_fullStr |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
title_full_unstemmed |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
title_sort |
Práticas e exercícios para alunos de piano do primeiro ano do curso profissional de instrumentista de jazz |
author |
Neves, Pedro Alexandre Paiva |
author_facet |
Neves, Pedro Alexandre Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de Gomes, Paulo Barbosa, José Carlos Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Pedro Alexandre Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso profissional de instrumentista de jazz Piano Jazz Ensino da música Método Professional jazz instrumentalist course Music education Method |
topic |
Curso profissional de instrumentista de jazz Piano Jazz Ensino da música Método Professional jazz instrumentalist course Music education Method |
description |
O presente trabalho integra-se na frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Piano, em duas instituições do Instituto Politécnico do Porto – a ESMAE e a ESE – e pretende ser um documento auxiliar à prática pedagógica de piano jazz no contexto do ensino profissional. O objeto de estudo nesta monografia surgiu da necessidade identificada pelo investigador de disponibilizar e sintetizar a informação – conceptual e técnica que se verifica em lacuna no ingresso da maioria dos alunos ao ensino profissional em jazz – e poder contribuir com um documento que alicerce a didática, mas seja também ponto de partida para aprofundamento e discussão desta matéria entre pares docentes e instituições. Inicia-se com uma breve contextualização das instituições onde a observação de aulas teve lugar, seguida de um capítulo acerca da prática letiva supervisionada – referente a aulas de instrumento e aulas de combo; no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, onde se adensam as reflexões acerca das estratégias de ensino e se propõem as práticas e os exercícios que pretendem dar resposta ao problema identificado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 2021-12-21T00:00:00Z 2022-01-05T17:32:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19326 TID:202836100 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19326 |
identifier_str_mv |
TID:202836100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131482991624192 |