Turismo religioso: Fátima no contexto dos santuários marianos europeus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12127 |
Resumo: | A crescente importância do turismo religioso enquanto atividade económica e movimentador de massas, sobretudo em destinos como Fátima tem atraído a atenção dos investigadores. Partindo da análise das motivações e necessidades dos visitantes de quatro cidades-santuário marianas europeias e, com base em instrumentos como a entrevista, o questionário, a observação direta, este estudo procura analisar as condições e os serviços oferecidos aos visitantes em Fátima por comparação às(aos) oferecidas(os) nas cidades-santuário de Lourdes, Banneux e Loreto, para assim identificar as áreas onde essa oferta pode ser melhorada. A maioria dos visitantes dos santuários marianos são movidos, indubitavelmente, por motivos religiosos; porém, o perfil do visitante-tipo tem vindo a alterar-se e isso exige uma reflexão e ação coordenada dos agentes locais por forma a conhecer as novas procuras turísticas. Duas áreas sobressaem negativamente face aos demais santuários: informação / acolhimento e oferta turística. Um resultado a que não será alheia a crescente recetividade destes visitantes a novas propostas de atividades complementares, mesmo de caráter não exclusivamente religioso; Religious Tourism: Fatima in the Context of European Marian Shrines Abstract: The growing importance of the religious tourism as an economic activity and a crowd mover, especially in destinations like Fatima has called the attention of researchers. Starting with the analysis of the visitors’ motivations and needs of four European Marian shrine cities and using interviews, questionnaires and direct observation as research tools, this study seeks to analyze the reception conditions and services offered to visitors in Fátima compared to those offered in Lourdes, Banneux and Loreto, aiming to identify areas for improvement. Most visitors to Marian sanctuaries are undoubtedly driven by religious motivations; however, the visitor profile-type has been changing over recent years and it urges local agents to rethink and better coordinate their activities in order to meet the new tourist demands. Two areas stand out negatively compared to other sanctuaries: information / reception conditions and tourism offer. Perhaps this is due to the fact that visitors are more receptive to new proposals for activities not exclusively of a religious character. |
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