Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.4000/cp.1966 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/cp.1966 |
Resumo: | As ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuíram para criar, nos primeiros anos do Estado Novo, uma imagem dos territórios africanos sob domínio colonial (incluindo a terra, os seus habitantes e respetivas culturas) que permaneceu muito após o final do regime e do processo de descolonização. Neste texto são delineados os princípios em que assenta este feixe de ligações, a partir de duas publicações que têm Henrique Galvão como figura central: a revista Portugal Colonial e o álbum Outras Terras, Outras Gentes. |
id |
RCAP_2872a915237abecee2f261623a97dcaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/1966 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado NovophotographyColonial propaganda“visual colonialism”fotografiaPropaganda colonial“colonialismo visual”As ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuíram para criar, nos primeiros anos do Estado Novo, uma imagem dos territórios africanos sob domínio colonial (incluindo a terra, os seus habitantes e respetivas culturas) que permaneceu muito após o final do regime e do processo de descolonização. Neste texto são delineados os princípios em que assenta este feixe de ligações, a partir de duas publicações que têm Henrique Galvão como figura central: a revista Portugal Colonial e o álbum Outras Terras, Outras Gentes.The multiple connections between the colonial propaganda discourse and the photography contributed, in the early Estado Novo, to creating an image of the African territories under Portuguese colonial rule (including land, its inhabitants and respective cultures) that remained long after the end of Regime and the decolonization process. This text outlines the principles on which these links are based, starting from two publications that have Henrique Galvão as a central figure: the magazine Portugal Colonial and the album Outras Terras, Outras Gentes.Comunicação públicaEscola Superior de Comunicação Social2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.4000/cp.1966https://doi.org/10.4000/cp.1966URI:https://journals.openedition.org/cpreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://journals.openedition.org/cp/1966urn:doi:10.4000/cp.1966Pereira, Teresa Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-20T16:42:31Zoai:revues.org:cp/1966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-20T16:42:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
title |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
spellingShingle |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo Pereira, Teresa Matos photography Colonial propaganda “visual colonialism” fotografia Propaganda colonial “colonialismo visual” Pereira, Teresa Matos photography Colonial propaganda “visual colonialism” fotografia Propaganda colonial “colonialismo visual” |
title_short |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
title_full |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
title_fullStr |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
title_full_unstemmed |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
title_sort |
Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo |
author |
Pereira, Teresa Matos |
author_facet |
Pereira, Teresa Matos Pereira, Teresa Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Teresa Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
photography Colonial propaganda “visual colonialism” fotografia Propaganda colonial “colonialismo visual” |
topic |
photography Colonial propaganda “visual colonialism” fotografia Propaganda colonial “colonialismo visual” |
description |
As ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuíram para criar, nos primeiros anos do Estado Novo, uma imagem dos territórios africanos sob domínio colonial (incluindo a terra, os seus habitantes e respetivas culturas) que permaneceu muito após o final do regime e do processo de descolonização. Neste texto são delineados os princípios em que assenta este feixe de ligações, a partir de duas publicações que têm Henrique Galvão como figura central: a revista Portugal Colonial e o álbum Outras Terras, Outras Gentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.4000/cp.1966 https://doi.org/10.4000/cp.1966 |
url |
https://doi.org/10.4000/cp.1966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://journals.openedition.org/cp/1966 urn:doi:10.4000/cp.1966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comunicação pública Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Comunicação pública Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
URI:https://journals.openedition.org/cp reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822227017929588736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4000/cp.1966 |