Definição de competências em cuidados paliativos na formação do médico generalista
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.175-187 |
Resumo: | Introdução: A matriz curricular de uma escola médica deve concordar com a prática profissional e ser pautada pelas necessidades da sociedade. No Brasil, a formação médica apresenta deficiência na abordagem dos cuidados paliativos. Objetivo: Definir as competências em cuidados paliativos necessárias para a formação do médico generalista. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória utilizando-se da técnica Delphi. A amostra foi constituída por 11 médicos onde suas especialidades permitem ter área de atuação em cuidados paliativos. Na primeira rodada de perguntas foram elencadas competências que os profissionais consideraram necessárias para o médico generalista; na segunda os participantes escolheram as competências após o compilado da primeira rodada, com o acréscimo de algumas competências citadas no Libro Blanco; e na terceira rodada foi validada a matriz de competências elaborada por consenso. Resultados: As recomendações mais votadas pelos painelistas foram: conhecimento sobre cuidados paliativos, cuidados paliativos na atenção básica, controle de sintomas, trabalho interprofissional, habilidades de comunicação e bioética. Uma matriz com 30 competências foi desenvolvida. Conclusões: A técnica Delphi é uma importante ferramenta de pesquisa qualitativa que proporcionou a elaboração de uma matriz de competências em cuidados paliativos, a qual poderá contribuir na qualificação da formação médica e na assistência à saúde da população. |
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Definição de competências em cuidados paliativos na formação do médico generalistaCompetences on palliative care in the training of general practitionersPalliative Care; Medicine; Skills; Medical Curriculum.Cuidados Paliativos; Medicina; Competência; Curriculo Médico.Introdução: A matriz curricular de uma escola médica deve concordar com a prática profissional e ser pautada pelas necessidades da sociedade. No Brasil, a formação médica apresenta deficiência na abordagem dos cuidados paliativos. Objetivo: Definir as competências em cuidados paliativos necessárias para a formação do médico generalista. Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória utilizando-se da técnica Delphi. A amostra foi constituída por 11 médicos onde suas especialidades permitem ter área de atuação em cuidados paliativos. Na primeira rodada de perguntas foram elencadas competências que os profissionais consideraram necessárias para o médico generalista; na segunda os participantes escolheram as competências após o compilado da primeira rodada, com o acréscimo de algumas competências citadas no Libro Blanco; e na terceira rodada foi validada a matriz de competências elaborada por consenso. Resultados: As recomendações mais votadas pelos painelistas foram: conhecimento sobre cuidados paliativos, cuidados paliativos na atenção básica, controle de sintomas, trabalho interprofissional, habilidades de comunicação e bioética. Uma matriz com 30 competências foi desenvolvida. Conclusões: A técnica Delphi é uma importante ferramenta de pesquisa qualitativa que proporcionou a elaboração de uma matriz de competências em cuidados paliativos, a qual poderá contribuir na qualificação da formação médica e na assistência à saúde da população.Introduction: The curricular matrix of a medical school should agree with the professional practice and based on social necessities. In Brazil, the medical undergraduate has deficiencies in the palliative cares approach. Objective: To define the necessary skills and palliative cares at the general practitioner’s formation. Method: Descriptive and exploratory research using the Delphi technique. The sample was composed of 11 medical doctors where the specialty allows the practice in the palliative care field. At the first round of questions, the skills listed were that the professionals considered necessary to the general practitioner; at the second round, the participants choose the skills before the list of the first turn, with the skills cited on White Book added; the third round the skills matrix was elaborate and validated by the consensus. Results: The panellist’s most voted recommendations were: palliative care knowledge, palliative care in basic attention, symptom control, interprofessional work, communication skills and bioethics. A matrix with 30 skills in palliative care was developed. Conclusions: The Delphi technique is an important qualitative research tool that provided the elaboration of skills in the palliative care matrix, that can contribute to the medical undergraduate qualification and the people’s health assistance.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.175-187https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.175-187New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 175-187New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 175-187New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 175-1872184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/156https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/156/154Quintiliano, Kátia Macário SantosSoares, Francisco José Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:27Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.975793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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