Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cumbane, Rodrigues Nhiuane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zêzere, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40369
Resumo: Este trabalho analisa a susceptibilidade de incêndios urbanos em 36 bairros do Município de Maputo, em Moçambique, com base em registos para o período de 1999 a 2012. Os modelos de susceptibilidade construídos através do método do Valor Informativo permitem concluir que a distribuição dos incêndios no Município de Maputo não é aleatória, sendo influenciada pelas seguintes condições: quarteirões com dimensão de pelo menos 10 hectares, com mais de 200 edifícios, com uma população superior a 1000 habitantes e uma densidade populacional entre 500 e 5000 hab/km2, com predomínio de prédios com mais de 2 pisos, destinados à habitação, comércio e serviços. Os incêndios são ainda favorecidos pela existência de pequenas oficinas ou outras instalações que usam soldadura como ferramenta de trabalho, bem como pela existência de problemas em instalações eléctricas, tais como equipamentos sem isolamento, potência consumida superior à potência contratada, indiciando algum improviso ou desvio de corrente. A susceptibilidade de incêndios tende a concentrar-se nos bairros de maior urbanização, como Polana Cimento B, Alto Maé B, Central A, Central B, Coop, Costa do Sol, Mahotas, Central C, Chamanculo A, Malhangalene A. Excepcionalmente, temos bairros como Malhazine e Zimpeto que, não sendo urbanos, apresentam igualmente elevados níveis de susceptibilidade. A disposição diferenciada da susceptibilidade é explicada pela heterogeneidade existente entre os espaços geográficos que constituem a área de estudo, pela presença diferenciada dos factores condicionantes e pelo histórico de recorrência de casos de incêndios.
id RCAP_2888926b823bfec6ba85de59150779e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de MaputoIncêndios urbanosSusceptibilidadeValor InformativoEste trabalho analisa a susceptibilidade de incêndios urbanos em 36 bairros do Município de Maputo, em Moçambique, com base em registos para o período de 1999 a 2012. Os modelos de susceptibilidade construídos através do método do Valor Informativo permitem concluir que a distribuição dos incêndios no Município de Maputo não é aleatória, sendo influenciada pelas seguintes condições: quarteirões com dimensão de pelo menos 10 hectares, com mais de 200 edifícios, com uma população superior a 1000 habitantes e uma densidade populacional entre 500 e 5000 hab/km2, com predomínio de prédios com mais de 2 pisos, destinados à habitação, comércio e serviços. Os incêndios são ainda favorecidos pela existência de pequenas oficinas ou outras instalações que usam soldadura como ferramenta de trabalho, bem como pela existência de problemas em instalações eléctricas, tais como equipamentos sem isolamento, potência consumida superior à potência contratada, indiciando algum improviso ou desvio de corrente. A susceptibilidade de incêndios tende a concentrar-se nos bairros de maior urbanização, como Polana Cimento B, Alto Maé B, Central A, Central B, Coop, Costa do Sol, Mahotas, Central C, Chamanculo A, Malhangalene A. Excepcionalmente, temos bairros como Malhazine e Zimpeto que, não sendo urbanos, apresentam igualmente elevados níveis de susceptibilidade. A disposição diferenciada da susceptibilidade é explicada pela heterogeneidade existente entre os espaços geográficos que constituem a área de estudo, pela presença diferenciada dos factores condicionantes e pelo histórico de recorrência de casos de incêndios.ACIPOLRepositório da Universidade de LisboaCumbane, Rodrigues NhiuaneZêzere, José2019-12-04T10:28:47Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40369porCumbane, R. N.; Zêzere, J. L. (2018) Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo. Revista Científica Academia Ciências Policiais, edição zero, p. 19-33.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:54:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:54:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
title Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
spellingShingle Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
Cumbane, Rodrigues Nhiuane
Incêndios urbanos
Susceptibilidade
Valor Informativo
title_short Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
title_full Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
title_fullStr Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
title_full_unstemmed Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
title_sort Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo
author Cumbane, Rodrigues Nhiuane
author_facet Cumbane, Rodrigues Nhiuane
Zêzere, José
author_role author
author2 Zêzere, José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cumbane, Rodrigues Nhiuane
Zêzere, José
dc.subject.por.fl_str_mv Incêndios urbanos
Susceptibilidade
Valor Informativo
topic Incêndios urbanos
Susceptibilidade
Valor Informativo
description Este trabalho analisa a susceptibilidade de incêndios urbanos em 36 bairros do Município de Maputo, em Moçambique, com base em registos para o período de 1999 a 2012. Os modelos de susceptibilidade construídos através do método do Valor Informativo permitem concluir que a distribuição dos incêndios no Município de Maputo não é aleatória, sendo influenciada pelas seguintes condições: quarteirões com dimensão de pelo menos 10 hectares, com mais de 200 edifícios, com uma população superior a 1000 habitantes e uma densidade populacional entre 500 e 5000 hab/km2, com predomínio de prédios com mais de 2 pisos, destinados à habitação, comércio e serviços. Os incêndios são ainda favorecidos pela existência de pequenas oficinas ou outras instalações que usam soldadura como ferramenta de trabalho, bem como pela existência de problemas em instalações eléctricas, tais como equipamentos sem isolamento, potência consumida superior à potência contratada, indiciando algum improviso ou desvio de corrente. A susceptibilidade de incêndios tende a concentrar-se nos bairros de maior urbanização, como Polana Cimento B, Alto Maé B, Central A, Central B, Coop, Costa do Sol, Mahotas, Central C, Chamanculo A, Malhangalene A. Excepcionalmente, temos bairros como Malhazine e Zimpeto que, não sendo urbanos, apresentam igualmente elevados níveis de susceptibilidade. A disposição diferenciada da susceptibilidade é explicada pela heterogeneidade existente entre os espaços geográficos que constituem a área de estudo, pela presença diferenciada dos factores condicionantes e pelo histórico de recorrência de casos de incêndios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-12-04T10:28:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40369
url http://hdl.handle.net/10451/40369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cumbane, R. N.; Zêzere, J. L. (2018) Susceptibilidade de incêndios urbanos nos bairros do município de Maputo. Revista Científica Academia Ciências Policiais, edição zero, p. 19-33.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACIPOL
publisher.none.fl_str_mv ACIPOL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549069492420608